home > notícias

ASSOCIADOS

24/04/2019

EDP lança programa de aceleração global para startups do setor de energia [EDP]

O Starter Acceleration Program terá módulos contemplando a América Latina, América do Norte e Europa. Final será no Web Summit, em Lisboa

São Paulo, 24 de abril – A EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico, vai reunir em um só programa global as inciativas de aceleração de startups que mantém nos países onde está presente. A partir do sucesso dos projetos EDP Open Innovation e EDP Starter Brasil e Espanha, o grupo decidiu criar o Starter Acceleration Program.

Com as inscrições abertas a partir de 02 de abril, o programa está à procura de startups com tecnologias inovadoras e aplicáveis ao setor de energia e à cadeia de valor da Empresa. A iniciativa vai contar com o apoio das aceleradoras ACE e LMarks, duas especialistas em projetos de inovação e empreendedorismo, referencia nas geografias em que atuam.

 “A EDP Brasil vem desenvolvendo o ecossistema empreendedor local nos últimos dois anos e, em 2019, com a globalização do programa Starter, desenvolvido pela ACE e a LMarks, teremos uma ótima oportunidade para alcançar as mais incríveis startups do mundo, além de reforçar as startups da América Latina. Estamos muito animados com a possibilidade de descobrir novas soluções para o setor de energia” diz Livia Brando, gestora executiva de Estratégia, Inovação e Ventures da EDP Brasil.

Neste ano, a busca será por startups de todo o mundo, então o programa passa a ter módulos em três regiões – Europa (em Madri, Espanha), América Latina (em São Paulo, Brasil) e América do Norte (em Houston, Estados Unidos), - regiões nas quais a EDP já tem forte presença e experiência reconhecida na área da Inovação. Serão selecionadas 10 startups para cada módulo, as quais passarão por uma semana de imersão para o desenvolvimento das propostas de projetos-piloto junto à EDP, com apoio do time de especialistas da Empresa, além das mentorias das aceleradoras. Ao final desse processo haverá um Demoday, no qual as startups farão os pitchs. As startups com maior potencial participarão do evento final a ser realizado em novembro, em Lisboa, durante o Web Summit. As escolhidas terão um stand no WebSummit, um dos maiores eventos de inovação, empreendorismo e tecnologia do Mundo, podendo apresentar suas soluções ao mercado e prospectar novas oportunidades de negócio. A startup mais bem avaliada será premiada com 50 mil euros.

“Estamos muito satisfeitos em ser o parceiro exclusivo da EDP na América Latina na conquista de uma inovação corporativa de classe mundial, bem como de ajuda-los a explorar novos modelos de negócio, mercados e empreendimentos. Apoiamos fortemente toda companhia que deseje trabalhar com o melhor parceiro tecnológico, independentemente de onde ele esteja localizado mundo. Essa abordagem nos permite trazer os melhores talentos e ideias, com uma rápida validação do mercado. Inovar ao lado dos nossos parceiros é o DNA da ACE. Juntos, podemos construir um relacionamento rico que impulsiona o setor elétrico com o ritmo da tecnologia”, diz Pedro Waengertner, sócio-fundador da ACE.

Em linha com as áreas estratégicas da EDP, o Starter Acceleration Program busca projetos em seis categorias: Energias Limpas, Soluções com Foco no Cliente, Inovação Digital, Armazenamento de Energia, Redes Inteligentes e Inovação em Processos Internos. Durante o programa, as startups vão também ter acesso a vários benefícios, com destaque para as mentorias de especialistas em inovação de todo o mundo e análises pela EDP Ventures para potenciais investimentos.

O primeiro módulo do programa vai ser realizado em Madri, no mês de junho; seguido de São Paulo, em julho; e Houston, em setembro. As startups têm até o dia 6 de maio para se inscrever em edpstarter.com/acceleration.

Sobre a EDP Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Transmissão, Distribuição, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes em suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Sobre a ACE

A ACE é uma das pioneiras no ecossistema empreendedor desde 2012, e tem como objetivo ajudar grandes empresas e startups a tornarem-se organizações exponenciais. Entre a consultoria e o investimento, a história da empresa conta com mais de 600 empresários, 250 startups aceleradas, 55 programas de inovação e 30 das maiores corporações mundiais no portfólio. Atua globalmente em diferentes mercados, como a saúde e finanças, com empresas como a Google, BTG, Natura, Itaú, entre outras.

Sobre a L Marks

A L Marks é uma das principais consultorias em inovação aplicada e criou a maior rede de aceleradoras empresariais do Reino Unido. A empresa lançou também mais de 50 programas de inovação em toda a Europa, Israel, Japão e Estados Unidos. Trabalha com algumas das marcas mais conhecidas do mundo, incluindo BMW, Lloyd's of London, Arsenal e British Airways, para identificar os desafios das empresas e transformá-los em oportunidades de crescimento. Seus programas colaborativos e orientados para resultados oferecem informações e acesso a startups, enquanto incorporam as suas tecnologias pioneiras às empresas para melhorar sua operação e seu espírito empreendedor, bem como a experiência do cliente.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
15/05/2019
Já se imaginou a viver perto da praia? No Algarve é possível! [Casa em Portugal]
15/05/2019
Evento FreedomeE- Soluções de internacionalização 4.0 para a Indústria de Moda Portuguesa [EE PROJECT]
15/05/2019
Registo Central do Beneficiário Efetivo (RCBE) – Portugal [Asa Lawyers]
15/05/2019
Treinamentos corporativos: como garantir resultados reais [Gi Group]
15/05/2019
POINT2POINT cria canal para o varejo alimentício e exporta pimentas para Portugal [Point2Point]
15/05/2019
Plano de fiscalização da RFB para 2019: as principais áreas de atuação [Scharlack]