home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

02/05/2019

Economia circular. Dar uma nova vida aos produtos usados (e poupar) [Portugal]

A economia circular incentiva a que os produtos sejam reaproveitados e desincentiva à utilização daquilo que é descartável. O objetivo é poupar o ambiente... e a carteira.

 

Quando se fala em sustentabilidade um dos conceitos que pode surgir é o de economia circular. No fundo, este conceito refere-se à reutilização dos produtos, ao invés de se livrar dele, tal como esclarece a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

Antes de mais importa esclarecer que um artigo sustentável implica ter sido "fabricado com menos recursos, pode ser usado por mais tempo, é fácil de reparar, pode ser  reutilizado e revalorizado em fim de vida".

Ou seja, a economia circular incentiva os consumidores a não utilizarem produtos descartáveis, a darem-lhes uma nova vida quando já não são úteis ou até mesmo um novo dono.

"Se queremos dar o tom para melhorar a nossa qualidade de vida e ajudar, com gestos pequenos, a combater algumas consequências das alterações climáticas e ter recursos para o futuro, precisamos de rever certos hábitos. Não é difícil. Há imensos objetos do dia-a-dia que podem ser reaproveitados. Podemos alugar em vez de comprar, reparar em vez de comprar novo, partilhar e ainda doar", explica a associação. 

Pode parecer um processo difícil, mas não é. Quer se tratem de peças de roupa ou de eletrodomésticos, há sempre uma forma de dar 'utilidade' a um produto que está encostado. 

Se lhe faltam ideias, não se preocupe. A DECO reuniu algumas dicas de reciclagem e reutilização que podem ser particularmente úteis neste processo e que pode consultar neste artigo, selecionando a opção 'seguinte'. 

Fonte: Economia ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
26/05/2020
Portugal com terceira maior taxa de emprego nos transportes aéreos [Portugal]
26/05/2020
Indústria prevê recuperação após o fim da pandemia [Brasil]
26/05/2020
Covid-19: empresas preparam desconfinamento gradual e sem pressas [Portugal]
26/05/2020
Confiança da indústria avança 2,4 pontos na prévia de maio [Brasil]
26/05/2020
Covid-19: empresas previnem-se com controlo da temperatura dos trabalhadores [Portugal]
26/05/2020
BNDES aprova financiamento de R$ 1,2 bi para projeto de energia eólica [Brasil]