home > notícias

ASSOCIADOS

07/05/2019

Jornada para a Nuvem AWS: migração modelo Lift-and-Shift [Claranet]

A migração de dados para a nuvem pública ou privada pode mudar o cenário de TI de uma empresa. Ao utilizar plataformas de Cloud como a Amazon Web Services (AWS) as empresas ganham escalabilidade e mais agilidade nas operações.

Mas como realizar a jornada para a nuvem sem riscos de perda de dados e sem custos onerosos? A resposta para resolver esse desafio é conhecida como a abordagem "Lift and Shift".

Para que você possa compreender melhor a abordagem de migração para nuvem, a Claranet - Premier Partner da AWS - preparou este post no qual vamos explorar os benefícios, a segurança e outros aspectos operacionais do processo "Lift and Shift", uma das especialidades da equipe de cloud da Claranet!

Por que migrar dados para a nuvem AWS?

Grande parte das empresas que passam por transformações digitais busca novos caminhos para modernizar, inovar e adaptar suas aplicções à tecnologia em nuvem. Para isso, elas contam com diferentes plataformas de nuvem pública, dentre elas a AWS, Azure e Google Cloud Platform - todos parceiros da Claranet.

A jornada para a nuvem é impulsionada por alguns fatores específicos, como:

  • Mudança da estratégia de usar infraestrutura física em razão da adoção de plataformas para a inovação de aplicações;
  • Disponibilidade incomparável, escalabilidade e agilidade dos recursos de nuvem quando comparados a infraestruturas locais;
  • Soluções alternativas para substituir hardware / software em fim de vida;
  • Necessidade de arquitetura híbrida para alavancar serviços que não estão disponíveis em servidores físicos;
  • Conformidade eficaz e gerenciamento de segurança.

Migrar dados com base no método "Lift and Shift"

A abordagem de migração "Lift And Shift" (elevar e deslocar, em português) diz respeito à migração de aplicativos e dados associados para a nuvem com o mínimo ou nenhuma alteração. As aplicações são "elevadas" dos ambientes existentes e "deslocadas" - exatamente como estão - para as novas plataformas de hospedagem (a nuvem).

Assim, muitas vezes não há alterações significativas a serem feitas na arquitetura do aplicativo, no fluxo de dados ou nos mecanismos de autenticação.

As principais considerações em uma migração "Lift And Shift" são os requisitos de computação, armazenamento e rede do aplicativo. Eles devem ser mapeados a partir do que está atualmente disponível na infraestrutura de origem para os recursos correspondentes no provedor de nuvem.

Nesse processo, há uma economia de custos significativa durante a migração. E como a maioria dos provedores de serviços em nuvem oferece upgrades dinâmicos, você pode começar com um produto menor e depois passar para um produto maior. Essa é uma abordagem de risco mínimo para obter o ROI máximo.

Vantagens da abordagem "Lift And Shift" na migração de dados e aplicativos para AWS

Vamos examinar alguns dos principais benefícios do uso da abordagem "Lift & Shift" para migração de dados para a nuvem:

  • O método não exige alterações em aplicações e dados, pois são apenas re-hospedados na nuvem;
  • O gerenciamento de segurança e a conformidade em uma migração de nuvem "Lift & Shift" é relativamente simples. É possível converter os requisitos em controles que devem ser implementados em recursos de computação, armazenamento e rede;
  • A abordagem usa as mesmas construções de arquitetura, mesmo após a migração para a nuvem;
  • Isso significa que não há mudanças significativas exigidas em termos dos processos de negócios associados ao aplicativo, bem como interfaces de monitoramento e gerenciamento.

Escolher bem a forma como vai migrar dados e apps é parte integrante do planejamento de migração. De todas as abordagens existentes atualmente, "Lift & Shift" continua sendo a maneira mais rápida, mais fácil, de menor risco e menor custo de operar na nuvem.

No entanto, aproveitar ao máximo uma estratégia tão eficaz requer o uso das ferramentas certas e de algumas habilidades, que apenas equipes treinadas para isso têm.

Muitas empresas já experimentaram os benefícios da migração para nuvem com o modelo "Lift & Shift".Sua empresa também pode obter vantagens com cloud computing. Quer saber como?

Baixe nosso E-book e entenda como investir na migração com a AWS pode melhorar a segurança da sua empresa, facilitar a migração de dados e gestão de ambientes e infraestrutura de TI.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/11/2019
Conheça as regras do novo PEP do ICMS [Marinho Advogados Associados]
19/11/2019
Dr. Fernando explica tumor no cérebro de Glória Maria [F&F Ensino]
19/11/2019
MP do Emprego Verde Amarelo altera PLR e acordos com Ministério Público [Gaia, Silva, Gaede & Associados - Sociedade de Advogados]
19/11/2019
Gincana da EDP premia escolas municipais com sistema de geração solar de energia [EDP]
19/11/2019
Lançamento do livro: O meu melhor de Portugal [Sérgio A. S. Almeida]
19/11/2019
Investir e viver em Portugal [Global Trust]