home > notícias

ASSOCIADOS

15/05/2019

Como planejar sua mudança para Portugal [Nacionalidade Portuguesa]

Portugal é uma das principais opções dos brasileiros quando se trata de planos de mudança.

Qualidade de vida, segurança, clima ameno, menor custo de vida atraem muitas famílias para o país europeu.

E todo sonho tem um começo, por isso imagina-se e planeja-se como é possível realizá-lo.

Mas para que tudo ocorra da melhor maneira, e que comece com o pé direito, é preciso saber como realizar a mudança para o novo país.

Vamos ajudá-lo nesse texto a entender como planejar sua mudança para Portugal do jeito mais tranquilo.

Planejamento de mudança para Portugal

O primeiro passo é sentar com a família e definir metas e planos. Todos da família concordam com a mudança para Portugal? Todos estão felizes com a decisão? É preciso definir qual o objetivo da mudança para Portugal: trabalho, estudo, investimento ou aposentadoria? Além disso, pensar em quais motivos te fazem querer sair do Brasil e se eles serão suficientes para largar tudo e começar uma vida nova em outro país.

Se você quer investir em Portugal, precisa pesquisar sobre o seu nicho em Portugal e verificar todas as opções de visto de investimento.

Se pretende trabalhar em Portugal, precisa conhecer o mercado de trabalho, os salários, se é necessário validação de diploma, se haverá emprego na sua área, etc.

Se for para estudar em Portugal, precisará se informar sobre as universidades do país, dos cursos, das mensalidades, período de inscrições e assim por diante.

Já para aposentados e pessoas com rendimentos no Brasil, precisarão se informar sobre os documentos para o visto e descobrir qual a melhor cidade para aposentados em Portugal.

Vistos para Portugal ou Nacionalidade Portuguesa

Morar em Portugal - Passaporte Português
Para cada tipo de situação, existe um tipo de visto para morar em Portugal. Também é possível viver no país europeu com seu passaporte europeu. Portanto se você tem direito ao reconhecimento da sua cidadania portuguesa, esse deve ser o primeiro passo a ser dado.

Possuir nacionalidade portuguesa ajudará muito no seu processo de mudança para Portugal ou então, para outros países da Europa.

Conheça os tipos de vistos de longa duração D: Para Residências (+ de 1 ano).

Dinheiro

Outro fator extremamente importante é guardar dinheiro para sua mudança para Portugal. Com o euro acima de R$ 4,40, em média, é preciso fazer uma boa reserva financeira para começar uma nova vida no exterior.

Por isso, o planejamento de mudança para Europa deve ser a longo prazo. Além da venda de objetos, você poderá vender seu carro, ir guardando dinheiro e definir uma meta financeira para ser atingida.

Você deve levar em conta, que precisará de dinheiro para adquirir a documentação  necessária (passaporte, visto, título de residência, apostilamento), para as passagens aéreas, hospedagem para os primeiros dias, caução para alugar o apartamento (hoje essa modalidade é quase uma regra, dificilmente se consegue alugar qualquer imóvel em Portugal sem ter de pagar caução), mobília do novo imóvel, primeiras compras de supermercado e pelo menos 6 meses de despesas mensais pagas, para te dar mais segurança.

Documentos

A sua documentação deve estar toda em dia, com fotos recentes, passaporte dentro da validade, documentos apostilados em cartório, etc. Se você for estudar em Portugal, precisará do seu diploma acadêmico, histórico escolar e ementa do curso.

Reúna todos seus documentos em uma pasta, nomeie cada item e faça um check-list do que será necessário para mudar para Portugal.

Mas onde morar em Portugal? Qual cidade devo escolher?

Outro item determinante é a escolha da cidade em Portugal. Você gosta de frio? Usar transporte público será necessário? Prefere uma cidade cosmopolita ou prefere a tranquilidade do campo? Por isso, precisará escolher bem a região onde irá morar.

Conheça também as melhores cidades para viver em Portugal de acordo com cada gosto e idade.

Em Portugal, há lugares com serra, praia, neve, vilas até cidades grandes. Há regiões onde há mais dias de sol por ano (Algarve) e regiões bastante chuvosas (norte do país). Por isso, pesquise bastante sobre o clima da cidade, sobre as ofertas de emprego, salários, preços dos aluguéis, custo de vida, lazer, etc.

Quanto mais preparado estiver, melhor será a transição na sua mudança de país. Portanto, faça um planejamento longo e crie metas para que seu sonho se torne realidade.

A mudança de país vai depender de todo o seu planejamento e de sua força de vontade. O seu empenho e dedicação são fundamentais para ter êxito nas suas escolhas.

Garanta que todos os passos foram analisados com calma e vá em busca do seu sonho de morar em Portugal.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/07/2019
Evento - Atlantic Connection 2019 [Atlantic Hub]
16/07/2019
Pós-FLIP: Conversa com Miguel Gomes e Camila Mota [Consulado Geral de Portugal em São Paulo]
16/07/2019
STJ firma entendimento acerca das penalidades aplicáveis à construtora em caso de atraso na entrega de imóvel [FCB Sociedade de Advogados]
16/07/2019
Saiba como obter Autorização de Residência para trabalhar em Portugal de forma independente [Asa Lawyers]
16/07/2019
EDP promoverá exposições, shows e debates na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty [EDP]
16/07/2019
Ricardo Pereira organiza clínica de golf em empreendimento de brasileiros em Portugal [Belas Clube de Campo]