home > notícias

ASSOCIADOS

15/05/2019

Treinamentos corporativos: como garantir resultados reais [Gi Group]

No mercado de treinamentos corporativos, um dos maiores desafios é a efetividade do ROI. Como calcular o retorno financeiro? Aliás, pode-se ir mais longe: como saber se o treinamento contratado gerou algum retorno? Ou até: você sabe dizer exatamente o retorno que espera ao escolher um treinamento corporativo para suas equipes?

Muitas empresas ainda escolhem temas, metodologias e formatos de aprendizado com os olhos vendados. E quando o treinamento termina, pronto, acabou, vamos para o próximo – nem se fala em retorno financeiro. Mas hoje os treinamentos devem ser vistos como investimento. E investimentos precisam dar lucro, certo?

O início do retorno

Treinamentos de qualidade começam a proporcionar retorno da forma mais primordial: motivação e engajamento. Quando aprende algo novo, o profissional se sente mais envolvido com a empresa, ou se foi um projeto em grupo, com seus colegas e líderes. Ao participar de um treinamento, o funcionário se sente valorizado e motivado, consequentemente aumentando sua produtividade.

Melhor desempenho

Para o funcionário, o treinamento significa crescimento pessoal e profissional, e por isso deve abordar tópicos que interessem a ele e possam ser aplicados em seu cargo. Para a empresa, significa buscar o nível de desempenho esperado através do desenvolvimento contínuo de suas equipes. Nas empresas, o foco precisa estar no resultado. Com isso em mente, o ideal é desenvolver uma cultura interna favorável ao aprendizado e comprometida com as metas da organização.

Num estudo global conduzido pela TACK TMI, divisão de treinamentos da Gi Group, 41% dos entrevistados se declararam insatisfeitos quanto à melhoria de desempenho obtida após o treinamento. Isso mostra que as empresas precisam fazer mais para assegurar que o aprendizado seja transferido com sucesso para o local de trabalho, resultando em ganhos reais de eficiência.

Coaching e Suporte

Segundo foi apurado pela TACK TMI em sua metodologia, o coaching e o suporte formam o caminho mais efetivo para que os gestores influenciem a transferência do aprendizado, a mudança comportamental e a melhoria do desempenho. Os líderes precisam de uma gama de ferramentas, ideias e técnicas para conseguir reforçar e promover um modelo de aprendizado sustentável e garantir o retorno sobre o investimento em treinamentos.

Algumas dicas importantes:

» Converse bastante com os interessados antes de escolher os treinamentos

» Encontre habilidades práticas para o dia a dia de seu core business

» Coloque foco na eficácia individual e coletiva

» Busque aumentar a autoconfiança dos funcionários

» Invista na inteligência emocional (principalmente dos líderes)

» Trabalhe para inspirar e engajar

» Fortaleça a cultura da empresa

» Encontre parceiros consolidados, inovadores e comprometidos

Conclusão

Como ponto de partida, o mais importante é entender que o treinamento e o desenvolvimento são fundamentais para qualquer empresa: ao requalificar seus funcionários, a organização está moldando o futuro de sua força de trabalho. E isso precisa ser feito com planejamento, foco e muito comprometimento de todas as partes.

Treinamento com Foco em Resultado

Clique aqui e descubra a TACK TMI, divisão de treinamentos empresariais da multinacional de Recursos Humanos Gi Group. São diversas metodologias inovadoras, formatos personalizados de aprendizado e consultorias completas para desenvolver seus profissionais e equipes.

Fonte: Gi Group



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/11/2019
Conheça as regras do novo PEP do ICMS [Marinho Advogados Associados]
19/11/2019
Dr. Fernando explica tumor no cérebro de Glória Maria [F&F Ensino]
19/11/2019
MP do Emprego Verde Amarelo altera PLR e acordos com Ministério Público [Gaia, Silva, Gaede & Associados - Sociedade de Advogados]
19/11/2019
Gincana da EDP premia escolas municipais com sistema de geração solar de energia [EDP]
19/11/2019
Investir e viver em Portugal [Global Trust]
19/11/2019
Inteligência artificial aplicada ao direito [Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados]