home > notícias

MUNDO

22/05/2019

Especialistas do património arquitetónico no Mosteiro da Batalha

O 6.º Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil junta no Mosteiro da Batalha, de quarta a sexta-feira, especialistas nacionais e brasileiros do setor, numa discussão cujo tema é "A preservação da multiculturalidade no património cultural".

 

Oevento, que se realiza alternadamente em Portugal e no Brasil, tem como objetivo a promoção do debate entre entidades responsáveis pelo património, juntando sociedade civil, comunidade científica e técnica numa reflexão sobre temas da atualidade.

Segundo uma nota divulgada pelo diretor do Mosteiro da Batalha, a intenção do Fórum Internacional do Património Arquitetónico (FIPA) Portugal Brasil é contribuir para "uma maior proteção e qualificação da intervenção no património natural e construído".

"A proteção do património arquitetónico e cultural envolve o reconhecimento do interesse público do que se pretende proteger e uma maior exigência nas intervenções desde a fase de investigação, à definição de estratégias de gestão urbana e do território, até à de intervenção de conservação, reabilitação, comunicação, promoção e gestão", sublinha Joaquim Ruivo.

A sexta edição do FIPA faz parte dos eventos associados à conferência mundial da União Internacional dos Arquitetos, que reunirá perto de 20 mil arquitetos, em 2020, no Rio de Janeiro, no Brasil.

"Espera-se que o FIPA contribua com boas reflexões para os debates nacionais e internacionais", acrescenta o diretor do monumento.

A organização é coordenada pela Universidade de Aveiro e integra ainda a Direção Geral do Património Cultural, município da Batalha e Mosteiro da Batalha, com o apoio de outras instituições nacionais e brasileiras.

 

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/12/2019
29ª Edição do Programa de Exposições do CCSP – 2ª Mostra
05/12/2019
Musicais no Cinema
05/12/2019
Bailado clássico O Quebra-Nozes regressa ao Teatro Camões a partir de sexta-feira
05/12/2019
Bienal de São Paulo abre novamente a porta a artistas portugueses
05/12/2019
From Lisboa to the World - Exposição mostra arte portuguesa ao mundo
05/12/2019
Filme sobre a emigração portuguesa com estreia mundial no Luxemburgo