home > notícias

MUNDO

22/05/2019

Especialistas do património arquitetónico no Mosteiro da Batalha

O 6.º Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil junta no Mosteiro da Batalha, de quarta a sexta-feira, especialistas nacionais e brasileiros do setor, numa discussão cujo tema é "A preservação da multiculturalidade no património cultural".

 

Oevento, que se realiza alternadamente em Portugal e no Brasil, tem como objetivo a promoção do debate entre entidades responsáveis pelo património, juntando sociedade civil, comunidade científica e técnica numa reflexão sobre temas da atualidade.

Segundo uma nota divulgada pelo diretor do Mosteiro da Batalha, a intenção do Fórum Internacional do Património Arquitetónico (FIPA) Portugal Brasil é contribuir para "uma maior proteção e qualificação da intervenção no património natural e construído".

"A proteção do património arquitetónico e cultural envolve o reconhecimento do interesse público do que se pretende proteger e uma maior exigência nas intervenções desde a fase de investigação, à definição de estratégias de gestão urbana e do território, até à de intervenção de conservação, reabilitação, comunicação, promoção e gestão", sublinha Joaquim Ruivo.

A sexta edição do FIPA faz parte dos eventos associados à conferência mundial da União Internacional dos Arquitetos, que reunirá perto de 20 mil arquitetos, em 2020, no Rio de Janeiro, no Brasil.

"Espera-se que o FIPA contribua com boas reflexões para os debates nacionais e internacionais", acrescenta o diretor do monumento.

A organização é coordenada pela Universidade de Aveiro e integra ainda a Direção Geral do Património Cultural, município da Batalha e Mosteiro da Batalha, com o apoio de outras instituições nacionais e brasileiras.

 

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
03/08/2020
Capital paulista recebe exposição drive thru com painéis gigantes
03/08/2020
Obra-prima de Vasco Pereira Lusitano no Museu Nacional de Arte Antiga
03/08/2020
Portugal destaca importância da conservação das obras de Malangatana
03/08/2020
Festa do Jazz em setembro a partir do CCB em Lisboa e transmitida online
03/08/2020
Teatro de Cabeceiras de Basto leva novo circo a todo o concelho
03/08/2020
Prémios Internacionais de Música Portuguesa com cerimónia virtual