home > notícias

ASSOCIADOS

29/05/2019

Vinhos de Portugal expande sua diversidade pelo Sul do Brasil [Exponor]

Roadshow em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre reuniu mais de 150 rótulos para degustação e cativou público com seminário e jogos para testar conhecimentos sobre as características que tornam os vinhos portugueses únicos.

Tinto Cão, Tinta Roriz, Touriga Franca. Já ouviu falar destas uvas? O público que circulou por cada evento da marca Vinhos de Portugal, em Roadshow pelo Sul do país, não só descobriu mais a respeito das 250 castas autóctones de Portugal, como degustaram rótulos premiados e chancelados pelos maiores críticos de vinhos do mundo. A iniciativa, realizada em meados de abril de 2019, promovida pela instituição portuguesa ViniPortugal e organizada pela agência Exponor Brasil, apresentou dados que enaltecem a nossa relação com o oitavo maior exportador de vinhos do mundo – um país pequeno, com 1.238 quilômetros de norte a sul, mas que exalta mil hectares plantados numa diversidade ímpar de solos e climas, que sofrem influência continental e marítima.

Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, os brasileiros ainda relacionam o consumo de vinhos à Cabernet Sauvignon e Merlot, mas os sabores dos vinhos portugueses são muito diferentes. “Portugal é o país do mundo que preservou a maior variedade de uvas. Provar uma Baga, um Alvarinho é diferente de provar um Chardonnay ou Sauvignon Blanc e é justamente esse o propósito do roadshow, promover a experiência da degustação e ampliar o repertório do público a respeito do nosso país, que apesar de ser pequeno, destaca abundância de castas”, enfatiza.

Cerca de 10% da produção portuguesa chega até as nossas taças. Portugal é um país com mais de dois mil anos de história, que concentra distintos terroirs. Em termos de vinhos, trata-se de um país delicado de dominar, muito pelo fato deles não priorizarem o trabalho final com varietais; são especialistas em blends autênticos, complexos e fascinantes.

Entre os vinhos emblemáticos que Portugal produz, vale ressaltar os fortificados, que contam a história do país. O Vinho do Porto é um deles, produzido com exclusividade na região do Douro, com uvas determinadas. Ele foi instituído pela legislação em 1756, por Marquês de Pombal e, desde então, caiu nas graças dos ingleses, sendo reconhecido pela Terra da Rainha como o vinho do brinde oficial. Mas o Vinho do Porto também divide a fama na categoria “Fortificados”, que recebe adição de aguardente vínica como o vinho Madeira.

Vinhos portugueses ampliam fama de Portugal como destino turístico

Portugal também vem se consolidando entre os mais procurados destinos turísticos. E, apesar de não estarmos falando apenas sobre uvas e vinhos, a busca pelas cidades menores vem ganhando cada vez mais importância nos roteiros, levando os viajantes além de Lisboa e Porto, um movimento que vem apresentando ao público pequenos produtores que estão ganhando atenção proporcional aos elogios colecionados por publicações especializadas como a Wine Enthusiast e Wine Spectator. Cerca de 43% dos vinhos de Portugal já receberam mais de 90 pontos nas célebres avaliações que impulsionam o mercado. Até a crítica inglesa Jancis Robinson já assumiu ter uma queda natural pelos vinhos portugueses.

Saiba mais sobre os vinhos de Portugal no site: www.viniportugal.pt.

Para organização de eventos ou planejamento de mídia entre em contato com a agência Exponor Brasil: www.exponor.com.br

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/08/2019
Apresentação de Registro Criminal por Cidadãos Estrangeiros [Asa Lawyers]
20/08/2019
Como garantir a segurança dos alimentos, da cadeia de produção do campo para o consumo [Apcer Brasil]
20/08/2019
Startups e pequenos empresários – primeiros passos [Franco Advogados]
20/08/2019
Hospital BP é reconhecido pela qualidade dos dados sobre câncer compartilhados pela instituição [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
20/08/2019
Receita Federal entende que alienação de quotas de FII deve ser tributada à 20% [FCB - Sociedade de Advogados]
20/08/2019
Educação de qualidade impulsiona mercado imobiliário português [Belas Clube de Campo]