home > notícias

ASSOCIADOS

05/06/2019

Concerto de Mário Laginha e Hamilton de Holanda celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em São Paulo [Cunha Vaz]

Evento gratuito no dia 10 de junho é a principal atração da quinta edição do Experimenta Portugal

10 de junho é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e a cidade de Sâo Paulo recebe um concerto gratuito para celebrar a data, no âmbito do Experimenta Portugal 2019, com dois nomes icônicos do jazz e da world music: o português Mário Laginha, e o brasileiro Hamilton de Holanda.

O show acontece na Unibes Cultural, no bairro do Sumaré, às 20h, e reúne a maestria e o virtuosismo dos dois países em uma noite memorável que celebra o estreitamento de laços entre Brasil e Portugal. Após o concerto, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, oferece uma recepção aos convidados para assinalar o Dia Nacional.

Concerto

Com uma carreira que leva já mais de três décadas, Mário Laginha é um dos mais prestigiados pianistas portugueses, especialmente no jazz. O artista de 59 anos tem articulado uma forte personalidade musical com uma vontade imensa de partilhar a sua arte com outros músicos e criadores. Mantêm projetos com diversos músicos, incluindo os brasileiros André Mehmari, Gilberto Gil, Armando Marçal e Lenine.

Com uma sólida formação clássica, Laginha tem escrito para formações tão diversas como a Big Band da Rádio de Hamburgo, Big Band de Frankfurt, a Orquestra Filarmônica de Hannover, Orquestra Metropolitana de Lisboa o Remix Ensemble da Casa da Música, o Drumming Grupo de Percussão e a Orquestra Sinfônica do Porto.

No dia 10 de junho, ele sobe ao palco com um dos mais conceituados instrumentalistas do Brasil. Aos 41 anos de idade e 36 anos de carreira, Hamilton de Holanda traz na bagagem um misto do incentivo familiar e do aprendizado adquirido no bacharelado em Composição pela Universidade de Brasília. O conhecimento formal, unido à prática em rodas de choro e samba, resultou na maestria que rendeu ao músico o apelido de "Jimi Hendrix do bandolim".

Ao adicionar duas cordas extras ao instrumento, Holanda ampliou os limites do bandolim e inspirou uma nova geração de intérpretes. O choro é sua primeira referência e, a partir de sua iniciativa, no ano 2000, foi criado o Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha. Além do choro e do samba, aglutina em sua obra outras tantas tradições culturais brasileiras, como o frevo e a bossa nova.

Em sua trajetória, consta o prêmio de melhor instrumentista por unanimidade, na única edição e nas duas categorias - erudito e popular, do Icatu Hartford de Artes 2001, o seu CD"01 byte 10 cordas” recebeu o título CHOC de uma das mais importantes publicações europeias de música, "Le Monde de la Musique” e foi diversas vezes indicado ao Latin Grammy e levou o troféu em duas edições: em 2016, na categoria Melhor Disco Instrumental com 'Samba de Chico', e em 2015, na categoria Melhor Canção Brasileira, com 'Bossa Negra', parceria com Diogo Nogueira e Marcos Portinari.

SERVIÇO - Experimenta Portugal: Concerto Mario Laginha e Hamilton de Holanda

Quando: 10 de junho, às 20h.

Onde: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500 - São Paulo

Entrada: Gratuita (mediante inscrição e sujeito a lotação)

Classificação: Livre

Inscrições: https://www.sympla.com.br/experimenta-portugal-concerto-mario-laginha-e-hamilton-de-holanda__544570

 

Ampla programação

O concerto do dia 10 de junho é apenas um dos muitos eventos do Experimenta Portugal 2019, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo que chega à quinta edição promovendo um intercâmbio cultural e artístico entre os dois países na maior cidade lusófona do mundo.

A programação começou em maio, com o Dia da Língua Portuguesa, e estende-se até o final de junho na capital paulista. Confira a agenda:

Junho

03/06 a 30/06 - Exposição “Poesia Experimental Portuguesa” (Estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô, 4h40 à 00h00)

07/06 a 09/06 – Vinhos de Portugal - JK Iguatemi, 13h às 23h (sexta), 11h30 às 23h (sábado), 11h30 às 21h (domingo)

10/06  – Concerto com Mário Laginha e Hamilton de Holanda (Unibes Cultural, 20h)

11/06 – Ciclo de palestras e workshops “Portugal - Inovação e empreendedorismo” (Unibes Cultural, das 8h30 às 18h)

13/06 – Peça “A esperança na caixa de chicletes Ping Pong”, de Clarice Niskier (Unibes Cultural, 20h)

15/06 - Mostra Fotográfica Projeto Água Vida  (Consulado Geral de Portugal em São Paulo, às 15h, visitas de segunda a sexta das 9h às 17h)

24/06  – Sessão Solene em comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (ALESP, 20h)

29/06 - Sessão Cine Lusco-Fusco em homenagem ao dia de Portugal – Exibição do filme “Morrer como um homem”, de João Pedro Rodrigues (Consulado Geral de Portugal em São Paulo, 16h)

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – CUNHA VAZ BRASIL

Rodrigo Dias Gomes – (11) 2776-1920 | rdg@cunhavaz.com

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
08/10/2019
Evento - LISBON, LAW & TECH [ABREU ADVOGADOS]
08/10/2019
Pré-cadastro para a Anistia em São Paulo [MAND]
08/10/2019
Entenda como renovar o prazo de autorização de residência [BR-Visa Migration Solutions]
08/10/2019
Campanha Nacional da ABIP, Tudo de Pão pra você [AIPAN]
08/10/2019
Nova lei que altera CLT traz mudanças substanciais e gera dúvidas, avaliam especialistas [Benhame Sociedade de Advogados]
08/10/2019
Portugal eleito Melhor Destino Sustentável da Europa [Ei!Assessoria ao E(i)migrante]