home > notícias

ASSOCIADOS

12/06/2019

Entenda como funciona a pós-graduação em Portugal [Br-Visa]

Em um mercado tão competitivo, é preciso encontrar maneiras de se destacar profissionalmente para conseguir um novo emprego, um melhor cargo ou mesmo uma valorização financeira. Uma das formas de se aprimorar é estender a vida acadêmica e, atualmente, uma opção é fazer uma pós-graduação em Portugal.

É cada vez mais fácil estudar em outro país, especialmente em Portugal, pela maior facilidade em se tirar o visto — ou mesmo a cidadania — e em se comunicar, afinal o país também fala português. Não à toa, são muitos brasileiros no país. E, além de se especializar e se tornar um profissional ainda mais completo, você tem uma experiência única ao passar um período na Europa.

Ficou curioso e quer saber o que você precisa fazer para cursar uma pós-graduação em Portugal? Então você está no lugar certo! Continue a leitura e entenda a importância de continuar aperfeiçoando os seus conhecimentos. Confira!

Qual a importância de continuar se aperfeiçoando?

Após terminar a faculdade, o primeiro objetivo é se encaixar no mercado de trabalho, certo? Porém, nem sempre é possível fazer isso de primeira e, por isso, aperfeiçoar os seus conhecimentos com uma pós-graduação pode ser um diferencial para o seu currículo e, consequentemente, para sua carreira.

Além de se especializar e criar mais oportunidades de networking, a pós-graduação oferece outro benefício para quem segue por esse caminho: a valorização financeira. Estudos indicam, por exemplo, que a média salarial de um profissional apenas com uma graduação gira em torno dos R$6 mil, enquanto quem realizou uma pós recebe, em média, pouco mais de R$10 mil.

Quais os passos para fazer uma pós-graduação em Portugal?

Para você entender melhor como funciona a pós-graduação em Portugal e os passos que você precisa seguir para alcançar esse objetivo, listamos algumas das etapas desse processo. Confira!

Processo seletivo

Cada universidade possui o seu processo seletivo e, geralmente, as candidaturas abrem em março e abril, com as inscrições sendo realizadas no próprio site das instituições. Em alguns casos, é necessário realizar uma entrevista, que pode ser feita pessoalmente ou mesmo online.

Duração

Como qualquer especialização no Brasil, a duração da pós-graduação em Portugal também pode variar de acordo com o curso escolhido, podendo durar seis meses ou 130 horas, por exemplo.

Custos

Normalmente, os migrantes acabam pagando um pouco mais do que os portugueses, com mensalidades na casa dos 100 euros. Porém, tudo depende do tipo de curso escolhido e da faculdade. Além disso, é preciso considerar outros custos para morar em Portugal, como alojamento, alimentação e transporte, o que pode representar de 300 a 500 euros por mês.

Documentação

O processo seletivo de um curso de pós-graduação em Portugal é baseado na documentação e, em alguns casos, em entrevistas. Normalmente, os documentos exigidos são passaporte, diploma e histórico escolar da graduação, currículo e carta de motivação — uma apresentação para demonstrar o seu interesse em se candidatar.

Universidades

Portugal possui algumas das principais instituições da Europa, com destaques para Universidade do Porto, Universidade de Lisboa — a maior do país — e a Universidade de Coimbra, com três polos universitário e mais de 300 opções de cursos.

Qual a importância do planejamento ao se mudar para Portugal?

Para realizar uma mudança para o Velho Continente, é fundamental realizar um planejamento para não lidar com imprevistos durante esse processo.

Portanto, entre em contato com a BR-Visa para maiores informações!



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/12/2019
MP dá ao governo o poder de decidir quem poderá parcelar dívidas Felsberg e Pedretti Advogados e Consultores Legais
05/12/2019
MDS Brasil lança programa de relacionamento para corretores parceiros Lazam-MDS Corretora e Adm. de Seguros S.A
05/12/2019
BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é certificada pelas boas práticas assistenciais [BP]
05/12/2019
Lei Complementar nº 169/2019 – Constituição de Sociedade de Garantia Solidária e de Sociedade de Contragarantia [Gaia, Silva, Gaede & Associados - Sociedade de Advogados]
05/12/2019
APED quer sistema fiscal mais simples [Sérvulo & Associados - Sociedade de Advogados, SP, RL]
05/12/2019
Eliminando Obstáculos à Transformação Acelerada do Desempenho [McKinsey & Company, Inc. do Brasil Cons. Ltda]