home > notícias

ASSOCIADOS

24/06/2019

EDP participa de ação voltada ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil [EDP]

Companhia, que é reconhecida pela Fundação Abrinq como “Empresa Amiga da Criança”, reforça seu comprometimento com os direitos das crianças e adolescentes

São Paulo, 12 de junho de 2019 – A EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, participa hoje (12), do evento “Aprendizagem: um caminho possível” da Fundação Abrinq. O objetivo do encontro no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é refletir sobre como a Lei da Aprendizagem é uma importante ferramenta a favor dos direitos de todos os jovens.

A Lei da Aprendizagem determina a quantidade mínima de contratações de aprendizes nas empresas e especifica que o contratado também deve estar estudando em uma instituição pública ou privada. O objetivo da lei é que mais jovens trabalhem de maneira correta, sempre priorizando a educação e, assim, diminuir a questão do trabalho impróprio.

No programa Jovem Aprendiz da EDP, a Companhia segue o formato de qualificação e capacitação dos jovens para o meio profissional em três modalidades diferentes. Na área de Distribuição, por exemplo, o curso de Aprendiz de Rede tem duração de doze meses com foco na atuação em redes aéreas de energia. Os jovens aprendem teorias e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos e ficam melhor preparados para a profissão e todo o mercado de trabalho.

A Companhia também realiza diversos programas em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do Instituto EDP, que em 2018 beneficiou mais de 80 mil pessoas nos estados onde atua. Foram investidos mais de R$ 13,6 milhões de reais em iniciativas voltadas ao fomento da Educação, Cultura, Esporte, Voluntariado, Desenvolvimento Social, Saúde e Geração de Renda.

Em seus 11 anos de existência, o Instituto já beneficiou cerca de três milhões de pessoas. “Seguimos com toda a nossa energia, acreditando no poder da educação para transformar a vida de crianças e jovens, apoiando ações e projetos na busca por uma sociedade mais justa, decente e humana,” destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do IEDP.

Conheça algumas das iniciativas apoiadas pelo Instituto EDP

O programa EDP nas Escolas é realizado pela EDP e coordenado pelo Instituto EDP, que em conjunto com as secretarias municipais de educação, promove ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar durante o período letivo, visando a qualidade de vida estudantil, além de , capacitar professores, fornecer ferramentas para o aprendizado dos alunos, promover a integração de arte e energia e incentivar a participação da comunidade escolar. Neste ano, mais de 9.500 alunos de 47 escolas serão beneficiados com o programa, em nove estados do Brasil.

Em 2019, no Tocantins, o Projeto Aprender e Crescer será expandido para a cidade de Miracema. Em parceria com a Associação Atlética Atenas, a ação busca, por meio da prática do futebol, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e promover a democratização do acesso aos mecanismos educacionais, culturais, esportivos e humanitários. O projeto já está presente nas cidades de Paranã, Lajeado, Peixe e Palmas.

Realizado no Ceará, o Orquestrando Sonhos, desenvolvido em parceria com a Associação das Famílias do Pecém, realiza concertos da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) no Estado, promovendo a troca de experiência entre os músicos da OCB e 160 menores em situação de vulnerabilidade e oferecendo formação musical para as crianças e jovens a fim de criar uma orquestra infanto-juvenil.

Desenvolvido com  o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso correto das pipas durante as brincadeiras, o Brincando com Pipas incentiva os estudantes das escolas municipais a disseminarem essas práticas de segurança à todos os jovens da região. Em Guarulhos, cerca de 6 mil crianças em cinco escolas municipais participam da iniciativa, contribuindo assim com a redução das ocorrências de acidentes com pipas na fiação elétrica da região.

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.  

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
08/10/2019
Evento - LISBON, LAW & TECH [ABREU ADVOGADOS]
08/10/2019
Pré-cadastro para a Anistia em São Paulo [MAND]
08/10/2019
Entenda como renovar o prazo de autorização de residência [BR-Visa Migration Solutions]
08/10/2019
Campanha Nacional da ABIP, Tudo de Pão pra você [AIPAN]
08/10/2019
Nova lei que altera CLT traz mudanças substanciais e gera dúvidas, avaliam especialistas [Benhame Sociedade de Advogados]
08/10/2019
Portugal eleito Melhor Destino Sustentável da Europa [Ei!Assessoria ao E(i)migrante]