home > notícias

ASSOCIADOS

10/07/2019

O Feirão reafirma a portugalidade em Andorra [Casa de Portugal]

Decorreu esta manhã de domingo a sexta edição do Mercado Tradicional “O Feirão”, uma iniciativa do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ com o apoio do Comú d’Andorra la Vella.


A Praça Guillemó da capital do Principado transformou-se numa feira à moda portuguesa com os membros do grupo trajados para a ocasião e recebendo a visita de muitos portugueses e de outras nacionalidades. A primeira das cinco zonas temáticas foi dedicada aos produtos do campo repleta de alfaces, couves, batatas, feijão e do galinheiro, galos, coelhos e até uma cabritinha. Este espaço deleitou os mais pequenos que se aproximaram e tocaram os animais vivos.


Os sabores tradicionais lusitanos podiam apreciar-se em dois espaços, um dedicado ao azeite, enchidos e broa de milho e o outro espaço dedicado à doçaria tradicional com pastéis de Belém, barriguinhas de freira e bolos caseiros, entre outros. O espaço do artesanato mereceu também a visita dos visitantes para apreciarem os bordados e cerâmica portuguesa.

O percurso temático terminava numa improvisada “tasca” que fez as delicias dos curiosos em saborear os produtos típicos elaborados pelos elementos do Grupo. Das iguarias que se podiam apreciar, destaque para os bolinhos e pataniscas de bacalhau, feijoada, moelas, bifanas, rissóis e vinho verde. Durante as três horas que durou o Feirão o público não arredou pé da “tasca” enquanto apreciava as danças folclóricas do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ e os cânticos tradicionais do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho que colaborou na dinamização do evento.

Com esta iniciativa o Grupo inicia o seu período de férias e já tem agendada em setembro a participação do desfile do traje organizado pela Federação do Folclore Português e a deslocação em Outubro a Valladolid (Espanha) para participação num intercâmbio cultural.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/08/2019
Apresentação de Registro Criminal por Cidadãos Estrangeiros [Asa Lawyers]
20/08/2019
Como garantir a segurança dos alimentos, da cadeia de produção do campo para o consumo [Apcer Brasil]
20/08/2019
Startups e pequenos empresários – primeiros passos [Franco Advogados]
20/08/2019
Hospital BP é reconhecido pela qualidade dos dados sobre câncer compartilhados pela instituição [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
20/08/2019
Receita Federal entende que alienação de quotas de FII deve ser tributada à 20% [FCB - Sociedade de Advogados]
20/08/2019
Educação de qualidade impulsiona mercado imobiliário português [Belas Clube de Campo]