home > notícias

MUNDO

30/07/2019

Arquitetura do Douro em exposição na estação Baixa-Chiado em Lisboa

A CCDR-N e o Metropolitano de Lisboa vão inaugurar, na quinta-feira, na estação Baixa-Chiado, a exposição 'Prémio Arquitetura do Douro', numa retrospetiva dedicada aos cinco vencedores do prémio, anunciou hoje a organização.

 

O Centro de Alto Rendimento do Pocinho, o Museu do Côa e a Adega da Quinta da Touriga, situados em Vila Nova de Foz Côa, o Armazém da Quinta do Portal, em Sabrosa, e o Museu da Vila Velha, em Vila Real, são os edifícios que estarão destacados na mostra.

Promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a exposição decorre durante o período de submissão de candidaturas da nova edição do Prémio Arquitetura do Douro.

No concurso, previsto até ao dia 30 de setembro, podem participar "intervenções de construção, conservação e reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público", lê-se no comunicado.

A iniciativa visa "distinguir boas práticas do exercício da arquitetura realizadas na região (do Douro) após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO", em dezembro de 2001, segundo a página oficial do evento.

Na edição anterior, em abril de 2017, de comemoração de 10 anos do concurso bienal, foi distinguido, como o vencedor, o Centro de Alto Rendimento do Pocinho, do arquiteto Álvaro Fernandes Andrade e propriedade do Município de Foz Côa.

O júri descreveu esta obra como "um equipamento de uso público, com programa diversificado e complexo, avantajada área de implantação e variedade de espaços estruturas em três componentes fundamentais: zona social, zona de alojamento e zona de treinos", pode ler-se na ata da reunião final, disponível no 'site'.

A exposição na estação de metro Baixa-Chiado, patente até ao final do mês de agosto, é uma parceria da CCDR-N com a Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Direção Regional da Cultura do Norte.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
21/08/2019
Espetáculos, concertos e leituras de entrada livre no Teatro D. Maria II
21/08/2019
Évora reúne 20 músicos nacionais e estrangeiros em festival internacional
21/08/2019
'Bacurau' e 'Vida Invisível' disputam representar o Brasil no Oscar
20/08/2019
Curso gratuito de cinema arranca em outubro com António-Pedro Vasconcelos
20/08/2019
DGPC aprova projeto do Mercado Time Out Porto
20/08/2019
Número de brasileiros com estatuto de igualdade quase duplica por causa do ensino superior