home > notícias

ASSOCIADOS

13/08/2019

Internacionalização de Startups é tema de debate em Ribeirão Preto [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]

O Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão traz para sua Agenda 50 deste mês de agosto – comemorativa aos 50 anos do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia - um tema de interesse global: “Internacionalização de Startups: a visão do investidor-anjo”. O encontro acontecerá no dia 19, a partir das 10h, no auditório da matriz da banca, em Ribeirão Preto (SP) e contará com a participação do advogado Fernando Senise, do investidor-anjo e consultor em gestão de TI (CIO on Demand), Maurizio Calcopietro e terá mediação do sócio-presidente, o advogado Marcelo Salomão. Para interessados em participar, a entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo telefone (16) 3603-4478.

Segundo Fernando Dizero Senise, a proposta é que os debatedores instiguem a plateia durante o encontro com perguntas sobre o tema, esclarecendo dúvidas e apresentado novidades. A abordagem do advogado enfatizará questões como: “O que as empresas devem fazer para se preparar para a internacionalização? Outro enfoque é apresentar a figura dos investidores-anjo e o que eles buscam como características principais nas empresas. “Além disso vamos esclarecer pontos da auditoria jurídica de empresas para investimento-anjo, formatos para admissão do investidor-anjo na empresa e nossas experiências anteriores”, destaca.

Fernando Dizero Senise é advogado no Brasil e em Portugal, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia e responsável pelos escritórios em Lisboa e Porto, com atuação em Direito Empresarial e investimento transnacional. Possui LLM pelo Insper, com extensão em Universität St. Gallen (Suíça), MBA pelo Insper, com extensão em Babson College (EUA) e é mestrando em Direito de Empresa pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal).

Os participantes também vão contar com o relato de experiência no assunto de Maurizio Calcopietro, que é consultor em gestão de TI (CIO on Demand), executivo de TI com experiência internacional e investidor-anjo. Ele trabalhou como diretor de TI por 19 anos na Ferrero do Brasil e possui atuação profissional na Itália, EUA, Brasil e em Portugal. Calcopietro é co-fundador do CIO Institute, consultoria em gestão de TI com o conceito de CIO on Demand.  É também mentor e investidor anjo de 11 startups no Brasil, como na Curitiba Angels e, individualmente, desde maio 2018 também na REDangels, em Portugal. Atualmente, é co-founder e gestor do grupo luso-brasileiro de investidores anjo REDangels Atlantic. O profissional afirma que “acredita muito na sinergia entre o ecossistema de inovação e de startups nos dois países”.

Acelerando um modelo de negócios
Segundo pesquisa da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), o maior número de iniciativas brasileiras do tipo está concentrado nos estados da região Sudeste do país, como São Paulo (41%), Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (9,7%), com uma estimativa de 6 mil startups em todo o território nacional. Com o cenário favorável, as grandes companhias estão atentas ao surgimento dessas novas ideias. 

A cidade de Ribeirão Preto começa a se destacar como um ecossistema de startups de sucesso. Segundo pesquisa do Instituto Endeavor de 2017, trata-se da 14ª melhor cidade do Brasil para empreender, ficando na frente de Porto Alegre e Brasília. O município conta com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, condutor de desenvolvimento tecnológico, onde está sediada a maior aceleradora de empresas do interior de São Paulo, o Instituto Sevna.  

O consultor do Supera International Office, João Reis, comenta que é fundamental a discussão da temática de internacionalização e investimentos em conjunto que a agenda do encontro propõe. “É importante que os empreendedores interessados em captar recursos tenham mais alternativas, além dos investidores e fundos nacionais”, destaca. 
 
SERVIÇO
AGENDA 50/Agosto-2019 -  “Internacionalização de Startups: A visão do investidor-anjo”.
Data: 19 de agosto, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Auditório do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia - Avenida Presidente Kennedy, 1255
Entrada: aberta e gratuita 
Inscrição por telefone: (16) 3603-4478 

 

Fonte: Brasil Salomão e Matthes Advocacia



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/12/2019
MP dá ao governo o poder de decidir quem poderá parcelar dívidas Felsberg e Pedretti Advogados e Consultores Legais
05/12/2019
MDS Brasil lança programa de relacionamento para corretores parceiros Lazam-MDS Corretora e Adm. de Seguros S.A
05/12/2019
BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é certificada pelas boas práticas assistenciais [BP]
05/12/2019
Lei Complementar nº 169/2019 – Constituição de Sociedade de Garantia Solidária e de Sociedade de Contragarantia [Gaia, Silva, Gaede & Associados - Sociedade de Advogados]
05/12/2019
APED quer sistema fiscal mais simples [Sérvulo & Associados - Sociedade de Advogados, SP, RL]
05/12/2019
Eliminando Obstáculos à Transformação Acelerada do Desempenho [McKinsey & Company, Inc. do Brasil Cons. Ltda]