home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

13/08/2019

Aprovados 11 projetos de reabilitação de regadio com investimento público [Portugal]

O Governo aprovou mais 11 projetos de reabilitação de regadios tradicionais em Aveiro, Bragança e Porto, que vão beneficiar, no total, cerca de 700 hectares com um investimento público de 1,5 milhões de euros, foi anunciado.

"O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural [Capoulas Santos] aprovou mais 11 projetos de reabilitação de regadios tradicionais nos distritos de Aveiro, Bragança e Porto. Ao todo, serão beneficiados cerca de 700 hectares, com um investimento público de 1,5 milhões de euros", anunciou, em comunicado, o Governo.

Os projetos vão abranger 540 agricultores dos concelhos de Arouca, Baião, Felgueiras, Lousada, Paredes, Penafiel, Valongo e Vinhais.

Este investimento junta-se assim ao que já estava a ser feito na reabilitação de regadios tradicionais, que ultrapassa os 33 milhões de euros.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, no total, estão aprovados e já em execução 223 projetos, que abrangem uma área total superior a 6.000 hectares e mais de 8.400 explorações.

"São projetos que representam um investimento do Governo no desenvolvimento rural, criando mais e melhores condições para a fixação das populações e para o crescimento da agricultura familiar", afirmou, citado no mesmo documento, Capoulas Santos.

O líder do Ministério da Agricultura sublinhou ainda que estes regadios "fazem parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água".

O objetivo passa por "discriminar positivamente" a agricultura familiar, através de uma estratégia de apoio ao setor, "que se traduza no desenvolvimento da atividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento".

A isto, segundo o governante, acresce a necessidade de adaptação às alterações climáticas e de contribuir para a estratégia de descarbonização.

É "urgente promover o uso eficiente do recurso de água em tempos de escassez, pelo que este investimento é plenamente justificado e vai ao encontro dos anseios dos pequenos agricultores", concluiu.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
08/10/2019
Portugal atrai 166 novos projetos de hotéis em meio ano [Portugal]
08/10/2019
Produção de petróleo e gás natural batem recordes no mês de agosto [Brasil]
08/10/2019
Região dos Vinhos Verdes com produção estável e de "muito boa qualidade" [Portugal]
08/10/2019
Indicadores do mercado de trabalho apresentam melhora em setembro [Brasil]
08/10/2019
Rentabilidade do setor bancário aumentou ligeiramente no 1.º semestre [Portugal]
08/10/2019
Vendas de supermercados crescem 3,39% de janeiro a agosto [Brasil]