home > notícias

ASSOCIADOS

20/08/2019

O cenário de Startups em Portugal [Nacionalidade Portuguesa]

Portugal  é hoje o destino de empreendedores de todo o mundo, se consolidando como ambiente propício para Startups.

O ecossistema empresarial de Portugal conta com mais de 2400 startups, e entre elas se encontram muitos imigrantes empreendedores brasileiros.

Como o assunto Startup é relevante e objeto de pesquisa de empreendedores brasileiros que queiram imigrar para Portugal, nada melhor do que esclarecermos todo o cenário atual.

 

O que é Startup

Vamos refletir, desvendar e compreender o que é uma Startup.

Diferente de empresa convencional é focada na criatividade, inovação e vontade de fazer a diferença, seja ao mundo, um setor, um problema, social ou não, para a Startup o importante aqui é acreditar na ideia, construir, desenvolver, demonstrar, para provar seu valor.

Muitos tendem a crer, que Startup é uma empresa constituída, em fase inicial, com poucos recursos, ou até mesmo uma generalização para estas empresas, mas Startup é bem mais que isso.

Startup é uma palavra do inglês que significa começar algo, surgiu na década de 90, graças as empresas tecnológicas que explodiram na bolha da internet.

Desde então as Startups veem gerando uma grande atenção do mercado financeiro como exemplo: Uber, Airbnb, Dropbox, Snapchat, Pinterest, Spotify.

Por vezes Startup, ficam meses sem qualquer formalização e registro fiscal (CNPJ ou NIF), até mesmo por não faturar nada no início.

Alguns idealizadores dizem que uma pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma Startup. Outros defendem que uma Startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.

 

Toda Startup é uma empresa (mas nem toda empresa é Startup)

Muitas vezes começam com uma ideia em um pedacinho de papel, já que mais importante que suas formalidades legais iniciais, são a junção de um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios inovador, repetível e escalável trabalhando em condições de extrema incerteza.

Ou seja, Startup no rol de empresas, é aquele tido de empresa aventureira prestes a quebrar paradigmas, disruptiva, indo na onda da globalização.

 

Quem pode criar uma Startup

Sendo a Startup a mais “rebelde das empresas”, você pode pensar que somente jovens, descolados, foram feitos para serem proprietários de uma Startup.

Mas não é bem por ai.

Qualquer pessoa pode empreender e desenvolver uma Startup.

Existem exemplos de homens, mulheres, de várias idades, que tiveram suas Startups reconhecidas, tornando-as em empresas respeitáveis.

A fim de comprovar que qualquer idade é a idade para se ter uma Startup, veja os exemplos a seguir:

  • O Garoto de 13 anos, David Braga que fundou a startup LIST-IT, voltada para solução de venda de materiais escolares, recentemente foi vendida por R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).
  • Com mais de 60 anos, Marta Monteiro (64 anos) e Veronique Forat (61 anos), são co-fundadoras da Startup morar.com.vc, selecionada em 2018 pelo Sebrae São Paulo, para participar do seu 4º programa de aceleração Startup SP.

 

Startup é só para tecnologia?

Esta dúvida é complexa, pois tudo repercute no mundo virtual.

Temos hoje muitas empresas que criam um modelo de negócio inovador, mas usando técnicas totalmente analógicas, ou seja, criada no mundo real.

Startup se relaciona com a procura de novos mercados e desenvolvimento de serviços e ou produtos de forma visionaria.

Embora relacionada muitas vezes com o desenvolvimento tecnológico, o conceito de Startup não visa excluir outros tipos de mercados.

Neste meio é possível entrar empresas, de ramos de educação, cerveja artesanais, café, clubes de assinatura e muitos outros tipos de negócios.

Quando falamos de Startup, o universo é o limite desde que seu modelo de negócio seja, inovador, repetível e escalável, conceitos estes que serão objetos de próximos artigos, não percam a cenas dos próximos capítulos.

 

Cenário de Startups em Portugal

Portugal vem inovando e criando um ambiente totalmente propício para Startups, desenvolvendo diversos incentivos para estrangeiros abrirem sua Startup em terras lusitanas.

Vários programas já vem aproximando Portugal como uns dos principais destinos dos empreendedores inovadores, reformando o ecossistema e a capacidade de financiamento das empresas tecnológicas, e fomentando a competitividade da economia.

O que elevou a quantidade de Startups, e da mesma maneira, as empresas tecnológicas  também cresceram, aparecendo os primeiros unicórnios portugueses Farfetch, Outsystems, entre outras. 

 

Fartetch portugal - nacionalidade portuguesa

Fartetch Portugal

 

Startup Visa e Tech Visa

Portugal criou diversos incentivos, dois tipos de vistos para empreendedores de startups, sendo um deles o Startup Visa e o Tech Visa, criados respectivamente em 2018 e 2019.

Principais objetivos da aposta portuguesa em Startups:

  • criar e apoiar o ecossistema à escala nacional;
  • atrair investidores nacionais e estrangeiros;
  • melhorar e fomentar o financiamento das startups em todas as fases do seu desenvolvimento;
  • promover e acelerar o crescimento das startups portuguesas nos mercados externos

Então reveja se aquela sua ideia anotada no papelzinho tem condição de ser ou não uma Startup, e até possibilitando torná-lo empreendedor e quem sabe poder desenvolver seu negócio em Portugal.

 

Fonte: Nacionalidade Portuguesa



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/09/2019
Aos 29 anos, Gaia Silva Gaede aposta em start ups e prepara nova geração de sócios [Gaia, Silva, Gaede Advogados]
17/09/2019
Com golfistas brasileiros, Taça do Presidente da República reúne jogadores do mundo todo em Portugal [Belas Clube de Campo - Lisbon Green Valley]
17/09/2019
Golden Visa por Fundos de Investimento: Principais Vantagens e Desafios [Atlantic Bridge Consulting & Investment]
17/09/2019
Atlantic Connection 2019 reuniu mais de 250 empresários que buscam o mercado internacional [Atlantic Hub]
17/09/2019
STF suspende processos que discutem o índice de correção do FGTS [Azevedo Neto Advogados]
17/09/2019
Instituto EDP abre inscrições do Edital 2020 para seleção de projetos sociais [EDP]