home > notícias

MUNDO

27/08/2019

Hackathon da NASA no Brasil tem inscrições abertas; evento rola em outubro

A agência espacial dos Estados Unidos realizará em outubro um hackathon internacional e contará com a participação do Brasil.

O NASA Space Apps Challenge 2019 acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro em vários municípios brasileiros, também sendo realizado em outras 200 cidades simultaneamente ao redor do mundo.

As inscrições para a competição internacional já estão abertas e devem ser feitas até o dia 10 de outubro. As vagas são gratuitas e limitadas a 500 participantes, contudo. A hackathon é uma maratona em que os participantes formam equipes para trabalhar de maneira intensiva na criação de soluções dentro do tema escolhido, a fim de resolver problemas reais, tudo em apenas 48 horas. Para este evento, a NASA abre sua base de dados colhidos em suas mais diversas missões e pesquisas, com os dados sendo usados pelas equipes à vontade.

A primeira edição do evento aconteceu em 2012, e na edição de 2018 contou com 18 mil participantes em mais de 200 cidades espalhadas por 75 países. E especificamente sobre o evento que ocorre na capital paranaense: "A edição do NASA Space Apps Curitiba deste ano está muito especial. Além de abrigar uma das maiores hackathons do Sul do país, o evento dispõe do nome forte da NASA para gerar impacto no ecossistema local de inovação, promovendo atividades de conexão entre os atores locais e, por meio da feira de inovação, trazendo experiências gratuitas para o público vivenciar e melhor entender o setor. Além disso, as possibilidades se estenderão à pós-hackathon, onde os participantes terão possibilidades de aplicar as soluções criadas durante a hackathon em projetos reais e oportunidades exclusivas de recrutamento nas empresas parceiras do evento”, explica Marcela Lachowski, organizadora do NASA Space Apps Challenge Curitiba e Desenvolvedora de Negócios no JUPTER.

Além de Curitiba, outras cidades brasileiras participam também, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Manaus (AM), e mais. E na edição de Curitiba, o evento traz em sua programação, além da própria hackathon, uma feira de inovação, uma praça de networking, workshops e palestras diversas, incluindo um workshop gratuito de robótica voltado a crianças entre 8 e 13 anos.

As inscrições devem ser feitas no site do evento, onde você também confere a lista com todas as cidades brasileiras participantes, bem como suas programações individuais.

Fonte: Canal Tech



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/09/2019
Programa cultural do Governo do Estado de São Paulo destina R$ 12,5 milhões para cultura
17/09/2019
Arquiteto Álvaro Siza Vieira abre exposição 'in/disciplina' em Serralves
17/09/2019
Temporada cultural do CCB é eclética e prudente, diz administrador
17/09/2019
Casa das Histórias Paula Rego com entradas gratuitas até domingo
17/09/2019
Metronomy de regresso a Portugal em março de 2020
17/09/2019
Porto e Matosinhos pensam o design do novo milénio com exposições, conferências e workshops até dezembro