home > notícias

MUNDO

17/09/2019

Histórias criadas por crianças internadas no São João dão origem a livro

Crianças internadas no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, puseram em livro histórias de "magia, animação e fantasia" criadas por si, onde a única semelhança com a realidade é a doença.

Olivro infantil "As Histórias do Joãzinho", que vai ser lançado a 21 de setembro, é um "livro de crianças e para crianças", contou à Lusa a organizadora da obra, Ana Pinto, dado os autores serem as crianças.

Durante meses, ao sábado, Ana Pinto reuniu com as crianças e, em grupo, iam delineando histórias que, agora, deram origem à obra, publicada pela Chiado Kids.

Com nomes fictícios, a única semelhança com as suas realidades é a doença, contou.

Ao folhear as páginas, o leitor encontrará histórias variadas envolvendo, principalmente, animais de estimação, magia, fantasia e animação como forma de despertar a imaginação, disse.

"Simbolizam [histórias] principalmente a magia da criatividade infantil e a importância de cultivar esta mesma. As histórias são uma pegada eterna das crianças e da união delas", ressalvou.

A obra termina com uma pergunta que incentiva a criança à reflexão e incute valores importantes como a amizade, verdade, bondade, perdão e tolerância, destacou.

No final há um espaço em branco reservado à criação de uma narrativa original pelas crianças que adquirirem a obra.

Ana Pinto contou que as ilustrações do livro foram feitas por uma amiga sua e que a conceção do livro só foi possível graças ao recurso a "crowdfunding" (financiamento coletivo), senão "nada saía do papel".

As verbas provenientes da venda do livro revertem para a unidade hospitalar para poder "melhorar" a vida das crianças, reforçou.

"As Histórias do Joãozinho" será lançado a 21 de setembro, pelas 16:00, no Hospital de São João.

Fonte: Noticias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/12/2019
29ª Edição do Programa de Exposições do CCSP – 2ª Mostra
05/12/2019
Musicais no Cinema
05/12/2019
Bailado clássico O Quebra-Nozes regressa ao Teatro Camões a partir de sexta-feira
05/12/2019
Bienal de São Paulo abre novamente a porta a artistas portugueses
05/12/2019
From Lisboa to the World - Exposição mostra arte portuguesa ao mundo
05/12/2019
Filme sobre a emigração portuguesa com estreia mundial no Luxemburgo