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02/10/2019

O Valor da Consultoria Empresarial [DZBD]

Em gestão de negócios, inteligência compartilhada é resultado de um processo iniciado com a coleta de dados recentes e históricos, da empresa, de seu DNA e de seu mercado. Esses dados são organizados para que sejam transformados em informação, que deve ser analisada e contextualizada nos problemas, metas e questões importantes da realidade corporativo-empresarial, considerando-se os ambientes internos e externos. Dessa forma, a inteligência da empresa é revitalizada, pois além de possibilitar à empresa uma visão panorâmica ampla de seu status atual, aponta os indicadores e áreas de alavancagem para novos resultados, assim como orientará as ações gerenciais de seus líderes departamentais, proporcionando direcionamento para o desenvolvimento do planejamento estratégico e aumento direto sua capacidade competitiva.

Através dessa perspectiva, esse sistema envolve também a coleta de dados sobre concorrência, clientes, fornecedores, alianças estratégicas e métodos operacionais e de negociação.

A inteligência estratégica, quando aplicada e integrada aos processos de liderança e de decisão, permite imediatamente à organização obter visão clara e objetiva de obstáculos reais e, algumas vezes, ocultos. A consultoria empresarial irá permitir a antecipação de mudanças, a integração entre pessoas, departamentos e troca de conhecimentos e de processos, proporcionando um ambiente corporativo motivador para funcionários, líderes, gestores e colaboradores e aumentará o nível de confiança e comprometimento entre pessoas.

É dentro deste ambiente onde o desenvolvimento de novos processos ou tecnologias de impacto ao negócio corporativo, dará espaço às inovações, permitindo uma revisão das próprias táticas estratégicas e auxiliará na escolha e na implementação de novas ferramentas de gestão de resultados.

Na fase de planejamento, definimos as bases para o processo de trabalho, e é de fundamental importância a participação da alta gerência e diretoria nessa fase inicial, pois é nesse momento em que serão estabelecidas as necessidades, os objetivos estratégicos e a revalidação das políticas praticadas na empresa e quem serão as pessoas envolvidas no processo e também quais serão os especialistas internos escolhidos pelo cliente para nos auxiliar no processo de validação e organização dos dados coletados futuramente.

Após a definição clara do objetivo de nossa missão estratégica e operacional, a coleta de dados é iniciada através de uma programação onde podemos trabalhar com entrevistas em grupos e individuais, estimulando assim a integração e o comprometimento dos envolvidos e a tabulação das informações. Uma vez completa a coleta de dados e a organização dos mesmos, estabelecemos as novas bases de interação interdepartamental para novos resultados operacionais, comerciais, financeiros, econômicos em uma ou mais etapas e o cronograma de implantação dos novos processos.

Encerramos o ciclo de construção da inteligência e, através dela, damos início ao processo ativo do plano de ação para gestão de resultados sustentáveis, de curto, médio e de longo prazo, sempre considerando e conduzindo controle de possíveis impactos na empresa e em seus integrantes. Essa fase traz para a empresa a formação de uma nova base de metodologia de gestão da organização e, a partir dela, estaremos desenvolvendo o Planejamento Estratégico para a empresa, envolvendo as unidades de gestão de negócios abrangidas nas especialidades da DZBD.

Durante a execução do plano, é preciso também gerenciar a projeção do futuro da empresa, considerando o ambiente presente (imediato) e sua transição ao futuro próximo, ou seja, precisamos de líderes internos que sejam capazes de executar as ações planejadas e interpretar continuamente os resultados e os impactos dessas ações, conforme sua evolução, para que a execução do plano mantenha suas finalidades e coerência estratégica. A DZBD possui treinamentos e workshops direcionados para desenvolvimento e capacitação em gestão de resultados, liderança, negociação, criatividade, integração de times e inovação.

Além de transformarmos dados históricos e experiências em informações-base para novas decisões e crescimento, nossa metodologia fundamentalmente promove novos processos sustentáveis e capacitação com profundidade, onde significativos resultados poderão ser atingidos novamente no presente e no futuro.

Por Daniel Zetune

 

 

Fonte: Assessoria



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