home > notícias

ASSOCIADOS

22/10/2019

Cresce solicitação de cidadania portuguesa em 2019 [Rotunno Immigration Solutions]

Mais de 90 mil pessoas solicitaram cidadania portuguesa nos primeiros seis meses de 2019.

Os primeiros seis meses de 2019 foram importantes para o Consulado de Portugal. De 1º de janeiro a 31 de julho. foram registradas 90.274 pedidos de nacionalidade portuguesa, número que representa um aumento de 3.448 (3,8%), em relação aos pedidos realizados nos primeiros meses de 2018.

De acordo com os dados do Ministério da Justiça citados pelo Público, o maior número de pedidos chega do Brasil e da Venezuela. A possível motivação disso é a alteração à lei da nacionalidade e a instabilidade política.

Quem tem direito a cidadania portuguesa?

Têm direito a solicitar o reconhecimento da cidadania portuguesa filhos, netos e bisnetos de portugueses. Ainda há a possibilidade de solicitar via casamento e por tempo de residência. O único meio garantido de ter a cidadania aprovada é da solicitação para filhos, porque parte do juis sanguinis. Ou seja, é um direito.

Pessoas que desejam investir em Portugal pode tentar conseguir o Golden Visa (ou Autorização de Residência para atividade de Investimento – ARI). Com isso, é concedida a  residência provisória a quem opta por investir 500 mil euros em imóveis. De 2012 a 2019, já foram autorizado cerca de 7 mil vistos.  São garantidos cinco anos de residência temporária, com permissão para trabalhar em Portugal em qualquer empresa e livre circulação em qualquer um dos países da União Europeia. Após esse período, é possível solicitar a cidadania portuguesa.

Quanto tempo demora para que a cidadania portuguesa seja aprovada? 

O consulado já falou publicamento algumas vezes que devido ao elevado número de pedidos, há demora na integrações dos processos de nacionalidade por parte da Conservatória (repartições públicas) dos Registos Centrais em Lisboa. Sendo assim, não há como dar um prazo para finalização do processo. Entretanto, para agilizar e evitar enormes filas de espera, a Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, está iniciando os serviços mais cedo.

 

Fonte: Rotunno Immigration Solutions



NOTÍCIAS RELACIONADAS
21/01/2020
Como funciona o divórcio extrajudicial - via cartório [Terras Gonçalves Advogados]
21/01/2020
Autorizado trabalho aos domingos e feriados [Menna Barreto]
21/01/2020
Como são os planos de telefonia em Portugal [Nacionalidade Portuguesa]
21/01/2020
O que pode ser feito para pagar menos ITBI [Azevedo Neto Sociedade de Advogados]
21/01/2020
A IMR&Erickson International convidam você a participar do workshop High Performance Team Coaching [IMR]
21/01/2020
Mudança legislativa nos crimes culposos na direção de veículo automotor [Paulo Franco Sociedade Advogados]