home > notícias

ASSOCIADOS

22/10/2019

A casta Alfrocheiro [Portus Importadora]

A casta Alfrocheiro possui origem incerta. A pouca variabilidade genética é um indicativo de recente surgimento em Portugal, com documentações referentes ao pós-filoxera, praga que atacou e dizimou os vinhedos da Europa em meados do século XIX.

Embora seja cultivada com crescente sucesso na região do Alentejo e em outras de menor expressão para esta casta, é na região do Dão que expressa todo seu potencial, sendo considerada de excelente qualidade para a produção de vinhos finos.

A despeito de sua enorme qualidade, dada pelo destacado equilíbrio entre álcool, açúcar, taninos e acidez, além da forte concentração de matéria corante, requer cuidados especiais, pois é suscetível à doenças como oídio e podridão cinzenta, entre outras. É necessário também, controlar o seu vigor, a fim de manter os níveis adequados de concentração nos bagos, que resultarão em vinhos com mais aromas e sabores. É muito utilizada em cortes, mas dá origem a excelentes vinhos varietais na região do Dão, que expressam à perfeição todo o potencial dessa casta superlativa.

Ao degustar um vinho produzido com a uva Alfrocheiro, serão percebidos aromas que remetem a morangos e outras frutas silvestres, como as amoras. Na boca, espera-se encontrar taninos de textura firme, porém delicados, com excelente estrutura e aptidão gastronômica. Possuem bom potencial para o envelhecimento.

Em Portugal, um bom cabrito assado costuma ser o parceiro ideal. Quando trazemos para mais perto dos nossos hábitos, a carne de cordeiro se comporta especialmente bem, além dos queijos curados.

Recomendamos o nosso Kelman Alfrocheiro Dão DOC 2016, um exemplar com enorme tipicidade da casta e região, para ser bebido agora ou guardado por mais alguns anos.

Elaborado por: Gustavo Cunha

 

Fonte: Portus Importadora



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/11/2019
Outubro Rosa BP: BP realiza oficina de turbantes africanos [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
05/11/2019
Óleo no litoral do Nordeste Brasileiro. Quem paga essa conta? [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]
05/11/2019
As condições gerais do acordo para pagamento de débitos fiscais da medida provisória 899/19 (“MP do contribuinte Legal”) [Cardillo & Prado Rossi Soc. Adv]
05/11/2019
A Arbitragem em Contratos da Administração Pública [Diamantino Advogados]
05/11/2019
5 erros de recrutadores durante o processo seletivo [AVANCE AUTHENT RH]
05/11/2019
Como a computação quântica afetará nossas vidas daqui dez anos? [Acti-Solução Máxima em TI]