home > notícias

ASSOCIADOS

29/10/2019

O Reagrupamento familiar é um direito! Saiba porquê e como o pode exercer. [Asa Lawyers]

O cidadão com autorização de residência válida em Portugal tem direito ao reagrupamento familiar com os membros da família, que estejam fora do território nacional ou que entraram legalmente no país, que dele dependam ou que com ele coabitem.

Este é um direito que abrange os cônjuges, unidos de facto, os filhos menores, os filhos maiores a cargo e que estejam a estudar, os ascendentes em linha reta em 1.º grau do residente ou do cônjuge desde que se encontrem a seu cargo.

Para o exercício deste direito é necessário que o Requerente, ou seja, quem tem autorização de residência em Portugal, disponha de alojamento e dos meios subsistência para garantir a sobrevivência condigna dos seus familiares.

Para além destes elementos, tem de comprovar através da documentação adequada a existência de vínculos familiares entre as partes, nomeadamente certidões de nascimento, casamento, ou outras, bem como preencher os restantes requisitos legalmente estabelecidos.   

Este pedido pode ser solicitado junto do SEF quer pelo titular do direito, quando os familiares se encontrem fora do território nacional, ou pelos próprios familiares, quando estes se encontrarem em território nacional.

Para mais informações contacte um Advogado ASA Lawyers.

 

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/11/2019
Outubro Rosa BP: BP realiza oficina de turbantes africanos [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
05/11/2019
Óleo no litoral do Nordeste Brasileiro. Quem paga essa conta? [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]
05/11/2019
As condições gerais do acordo para pagamento de débitos fiscais da medida provisória 899/19 (“MP do contribuinte Legal”) [Cardillo & Prado Rossi Soc. Adv]
05/11/2019
A Arbitragem em Contratos da Administração Pública [Diamantino Advogados]
05/11/2019
5 erros de recrutadores durante o processo seletivo [AVANCE AUTHENT RH]
05/11/2019
Como a computação quântica afetará nossas vidas daqui dez anos? [Acti-Solução Máxima em TI]