home > notícias

MUNDO

17/12/2019

Portugal Ventures investe 3,7 milhões de euros em seis startups nas áreas de digital e do turismo [Portugal]

Portugal Ventures já canalizou este ano 15,6 milhões de euros para 28 novas startups. LUGGit, app de entrega e recolha de bagagens que recebeu 400 mil euros, adianta ao Expresso que vai usar o capital para expandir a operação para a primeira cidade fora de Portugal.

A  Portugal Ventures anuncia esta quinta-feira seis novos investimentos em diferentes startups, num total de 3,7 milhões de euros.

A sociedade pública de capital de risco decidiu, na sequência das candidaturas à Call MVP (mínimo produto viável) e Tourism (turismo), investir em quatro startups na área de digital e duas na área do turismo.

Uma tecnologia que permite criar seres humanos digitais em apenas 30 segundos a partir de uma fotografia ou digitalização para o smartphone (startup portuguesa Didimo), uma plataforma para interagir com os principais operadores existentes em cada vertical do comércio digital (a brasileira Digital Manager Guru), um estúdio especializado em jogos controlados por voz (Doppio Games) e um marketplace on-demand (Mercadão) foram as startups escolhidas na área do digital. Já no sector do turismo a escolha recaiu sobre a aplicação de entrega e recolha de bagagens LUGGit e a plataforma para reembolso do IVA para cidadãos extra comunitários (Refundit).

As seis novas apostas juntam-se assim ao portefólio da Portugal Ventures, que viu em 2019 aumentar o número de empresas e o montante investido, ao canalizar 15,6 milhões de euros para 28 startups das áreas de digital, engenharia e produção, ciências da vida e turismo.

“O crescimento do portefólio aumenta a nossa responsabilidade, pelo que em 2020, vamos manter uma presença muito ativa no ecossistema, mas vamos também apostar na proximidade e no acompanhamento que fazemos às empresas em que investimos, exigindo rigor e transparência para alcançar as metas propostas, e contribuir para o sucesso das nossas startups”, sublinha em comunicado Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Ventures.

A sociedade pública de capital de risco tem atualmente candidaturas abertas – e até 31 de dezembro – para concursos temáticos nas áreas da economia azul, economia verde, agrotech bioeconomia e turismo.

PORTUGUESA LUGGIT QUER ARRANCAR EXPANSÃO INTERNACIONAL

A startup que permite aos turistas guardarem as suas malas enquanto visitam as cidades angariou 400 mil euros junto da Portugal Ventures, poucos meses depois do seu arranque em Lisboa (julho) e no Porto (outubro).

O investimento vai ser usado não só para a empresa desenvolver novas funcionalidades na sua aplicação de entrega e recolha de bagagens (a próxima versão estará disponível ainda este ano), que permite a quem viaja requisitar um condutor em tempo real para que a bagagem seja recolhida e entregue num sítio e hora escolhido pelo cliente. Vai também ser direcionado para aumentar a equipa e dar o pontapé de saída para a expansão internacional.

Questionado pelo Expresso, o cofundador da startup Ricardo Figueiredo não adianta qual a terceira cidade – desta vez fora de Portugal – para a qual a operação irá expandir-se. Diz apenas que estão a ser estudadas “as melhores opções segundo os fatores mais relevantes” para a empresa. Estes passam por escolher “uma cidade de intenso turismo urbano (propício a viagens tipo city break), que tenha turismo todo o ano e com boas infraestruturas de transportes públicos”.

Questionado sobre os resultados e o número de clientes que a empresa já tem, Ricardo Figueiredo diz que ainda é cedo para revelar essas métricas. E sublinha que o grande foco da LUGGit no primeiro semestre de atividade “foi estabilizar a operação” em Lisboa e no Porto, “respondendo ao grande potencial de mercado que existe em cidades com um grande fluxo de turistas”.

Fonte: Expresso



NOTÍCIAS RELACIONADAS
30/03/2020
Governo de SP vai liberar crédito para o setor cultural durante pandemia
30/03/2020
Festival Curtas Vila do Conde adiado para Outubro
30/03/2020
Festival de documentários 'É Tudo Verdade' ganha versão on-line
30/03/2020
Museu do Ipiranga faz parceria com Wikipédia para difusão digital de acervo
30/03/2020
Festival Iminente de Vhils com edição online e solidária a 4 de Abril
30/03/2020
Cursos da USP na internet são opção para estudar em casa