home > notícias

ASSOCIADOS

17/12/2019

Vencedores do Prêmio de Jornalismo 2019 [AIPAN]

Dia 10 de dezembro de 2019 foi realizado na sede do SAMPAPÃO a 13ª edição do prêmio de jornalismo, organizado pela entidade abriga o SINDIPAN – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, a Aipan - Associação dos Industriais da Panificação e Confeitaria, a Fundipan – Fundação do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria e a Escola IDPC.

Categoria: Mídia Impressa

 

1º Lugar - Thaís Manarini Costa - Pão: Coma sem medo

Revista SAÚDE

A reportagem conta como o trigo ajudou a organizar o modo de produção agrícola, fazendo com que tribos cultivassem regularmente o grão assim como o centeio, a cevada, entre outros. Demonstra ainda os benefícios à saúde de cada tipo de pão encontrado à venda (ou feito em casa).
https://saude.abril.com.br/alimentacao/pao-da-para-comer-sem-medo/

 

2º Lugar - Beatriz Albertoni e equipe - As melhores padarias

Prazeres da Mesa

De Araçatuba a Brasília, passando por Belo Horizonte, Juquehy, São Sebastião, Sorocaba, Rio de Janeiro e São Paulo, a equipe da revista Prazeres da Mesa selecionou um roteiro com 69 padarias, em 11 cidades pelo país, merecedoras da visita de cada turista. Um roteiro completo com destaques das delícias produzidas em cada panificadora!

https://prazeresdamesa.uol.com.br/reportagens/as-melhores-padarias/

 

3º Lugar - Beatriz Albertoni - Fornadas Caseiras

Prazeres da Mesa

Mesmo que pareça novidade, os pães feitos à moda antiga ganharam a mesa e o coração dos brasileiros. E o eleito como melhor padeiro do mundo - Rogério Shimura - incentiva à prática o preparo do pão, à base de fermento natural.

(link não encontrado)

 

Categoria: Rádio 

 

1º Lugar - Júlio Vieira - Especial da massa ao pão

Narrando a história da chegada do pão ao Brasil, a matéria traz personagens que tiveram a sua vida modificada pela produção do alimento mais popular na mesa dos brasileiros. Mostra o pão como alimento símbolo da humanização do homem sensibilizado. Traz os sonhos realizados dos proprietários de panificadoras do Brasil todo, incluindo São Paulo e mostra como está o mercado da panificação atualmente.

 

2ª Lugar - Agostinho Teixeira - Pão: Receita da Vida

A reportagem denuncia grupos criminosos criados para explorar como escravos, venezuelanos que fugindo da fome buscavam abrigo no Brasil, e como alguns,  um ano e meio depois, transformaram-se de refugiados que sonhavam com um pedaço de pão para matar a fome, em profissionais que através do manejo da massa do pão, tiveram o resgate de suas vidas.

 

3º Lugar - Alessandra Petraglia Miguel - O sabor da Inclusão: as boas práticas da panificação para o protagonismo das pessoas com deficiência.

Matéria sobre empregabilidade em panificadoras com inclusão das pessoas com deficiência e o exemplo da Padaria Real, de Sorocaba, interior de São Paulo, que ganhou prêmio por boas práticas da empregabilidade entregue pela ONU.

 

Categoria: Televisão

 

1º Lugar -  Manoel Dirceu Martins - Caminhos do Pão

Uma viagem aos caminhos do pão, um dos alimentos mais conhecidos do mundo. A viagem refeita pelo programa junto às primeiras padarias no deserto, os caminhos do Cristo na Terra Santa onde o pão se transformou em alimento sagrado e ao melhor padeiro do mundo de 2018, no interior da Alemanha.

 

2º Lugar - Maiara Bastianello Barroso - Do mundo para a padoca

Série de três reportagens com a repórter Maiara, mostra do pão chinês ao árabe, os deliciosos croissants, baguetes e pães italianos e o preferido de todos, o pão francês. Todos eles – e muitos mais – estão à venda na capital paulistana graças à chegada da família real portuguesa em 1808, e o início do pão de trigo. Com o passar do tempo, São Paulo tornou-se um verdadeiro polo de pães. 

 

3º Lugar - Marcelo Souza - Glúten não é vilão e pode fazer bem á saúde

Na série Tribunal dos Alimentos o glúten é inocentado. Com exceção da doença celíaca, o glúten não é prejudicial à saúde. Em uma dieta equilibrada, ajuda a controlar a glicemia e os triglicérides, aumentam a absorção de vitaminas e melhoram a microbiota intestinal. E a saída para quem tem alergia ao glúten – pães de fermentação natural. 

 

Categoria: Internet

 

1º Lugar - Mario Sergio Savaglia de Camargo - Site Doctor Soul

Pães e a arte do cinema, aquela que envolve todas as outras artes! 

A partir dessa ideia, o escritor montou uma matéria, envolvendo muita pesquisa, com filmes do mundo todo, onde o pão é o personagem principal, já que através dele, as histórias se constroem. Há filmes japoneses, europeus, americanos e até a história de Santa Isabel, a padroeira da panificação em um filme cuja produção foi dividida entre Portugal e Espanha. Um trabalho que uniu dedicação, com o toque mágico do pão união, pão místico, pão como agregador de família, trabalho e amizades.

 

2ª Lugar - Cintia Marcucci Gracia - UOL

Com um roteiro envolvendo o centro, as zonas sul, oeste e leste de São Paulo, a jornalista traz várias panificadoras da capital paulistana demonstrando como as padarias da cidade são únicas em todo o País.

 

3º Lugar - Edison Costa da Veiga Jr. -  Como o trigo "Domesticou" a Humanindade - e vice-versa

A história do trigo e sua descoberta como alimento que modificava o sabor da carne no início da evolução do homem. O jornalista discorre, através de pesquisa, como do pão de cada dia ao macarrão de domingo, o trigo, um dos alimentos mais consumidos no mundo atual, evolui graças ao Homo sapiens. E demonstra como o trigo domesticou a humanidade, tornando-se o combustível para que as civilizações fossem criadas.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
21/01/2020
Como funciona o divórcio extrajudicial - via cartório [Terras Gonçalves Advogados]
21/01/2020
Autorizado trabalho aos domingos e feriados [Menna Barreto]
21/01/2020
Como são os planos de telefonia em Portugal [Nacionalidade Portuguesa]
21/01/2020
O que pode ser feito para pagar menos ITBI [Azevedo Neto Sociedade de Advogados]
21/01/2020
A IMR&Erickson International convidam você a participar do workshop High Performance Team Coaching [IMR]
21/01/2020
Mudança legislativa nos crimes culposos na direção de veículo automotor [Paulo Franco Sociedade Advogados]