home > notícias

ASSOCIADOS

07/01/2020

Como é Portugal em Janeiro [Nacionalidade Portuguesa]

Calor, Sol, férias e praia, se para você essas palavras fazem lembrar o  Brasil no começo do ano, é melhor se acostumar como é Portugal em Janeiro, mas ainda assim cheio de charme.

Janeiro é um dos meses mais frios da Europa, afinal o calendário climático é invertido em relação ao Brasil. Então se nos trópicos o Sol brilha e as praias estão lotadas, em Portugal é tempo de se aquecer na lareira e enfrentar os dias cinzentos de inverno.

O primeiro mês do calendário português é frio e chuvoso, principalmente no Minho, região norte, onde as temperaturas ficam em torno dos 10°C. As árvores estão com os galhos secos e o charme das folhas coloridas caídas ao chão já não é mais visto, pois foram recolhidas ainda durante o outono.

Nos locais mais altos, como a Serra da Estrela, visitantes procuram pela neve que começa a cair com mais intensidade e os termômetros marcam médias de 5°C. No litoral os dias são de vento forte e possibilidade grande de chuva. É um período indicado para observar as ondas gigantes de Nazaré, mas tudo depende da natureza então é aconselhável consultar o monitoramento em tempo real da Praia do Norte antes de pegar a estrada.

Na região sul, precisamente no Algarve onde a beleza das praias é exuberante, a temperatura é mais amena, mas não passa muito dos 16°C, e para dar um mergulho é preciso coragem já que a água fica em torno dos 14°C.

A temperatura não é a única diferença entre Portugal e o clima com que os brasileiros estão acostumados no mês de janeiro. Para quem tira férias nesta época, pode aproveitar a baixa temporada turística de diversas cidades portuguesas, principalmente as menores, já que Lisboa e Porto são exceções e tem turistas durante o ano todo.

Os preços da rede hoteleira em geral ficam mais atrativos assim que as comemorações de ano novo terminam. Para viajar dentro do país, os portugueses contam com um sistema ferroviário muito eficiente. Os comboios, como são chamados os trens, funcionam bem e respeitam horários.

Em janeiro há descontos para viagens mais curtas aos fins de semana, para grupos de três a nove pessoas. É uma forma de incentivar o turismo interno e possibilidade para conhecer pedacinhos de Portugal cheios de história.

Janeiro é sem dúvida, o melhor mês para ir às compras, se o seu objetivo é economizar. Com as lojas prontas para vender os estoques que sobraram do Natal e poucos meses antes de receber novas coleções este é um período em que o comércio exibe descontos que chegam a 80%, e são descontos de verdade. Uma vantagem para quem prefere comprar em shoppings, é que em Portugal o estacionamento é de graça, independente se você compre ou não.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
21/01/2020
Como funciona o divórcio extrajudicial - via cartório [Terras Gonçalves Advogados]
21/01/2020
Autorizado trabalho aos domingos e feriados [Menna Barreto]
21/01/2020
Como são os planos de telefonia em Portugal [Nacionalidade Portuguesa]
21/01/2020
O que pode ser feito para pagar menos ITBI [Azevedo Neto Sociedade de Advogados]
21/01/2020
A IMR&Erickson International convidam você a participar do workshop High Performance Team Coaching [IMR]
21/01/2020
Mudança legislativa nos crimes culposos na direção de veículo automotor [Paulo Franco Sociedade Advogados]