home > notícias

MUNDO

27/01/2020

Dia “histórico” para a animação portuguesa: curta de Regina Pessoa vence Prémios Annie

O filme Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias, da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu a corrida para o galardão de melhor curta-metragem nos prémios Annie, este sábado à noite, em Los Angeles. O grande vencedor foi o filme Klaus, do realizador espanhol Sergio Pablos, alcançando sete distinções, entre as quais a de Melhor Filme – o português Sérgio Martins recebeu o prémio pela Melhor Direcção de Personagens em Longa-Metragem pelo seu trabalho técnico. 

“Estou aqui com o Abi [Feijó], meu produtor, meu companheiro, e naturalmente estamos muito contentes”, comentou ao telefone a realizadora ao PÚBLICO, acabada de acordar em Los Angeles. “É importante porque é a primeira vez que um filme português ganha este prémio. É mais uma etapa de um terreno que os portugueses vão pouco a pouco desbravando.”

Na sua página no Facebook, depois da cerimónia que decorreu durante a madrugada portuguesa no Royce Hall, no campus da UCLA , Regina Pessoa descreveu o prémio como “mais um capítulo importante na história da animação portuguesa”, acrescentando que o partilhava com Abi Feijó – “o meu maior cúmplice”.

 

Fonte: Publico



NOTÍCIAS RELACIONADAS
29/06/2020
Henrique Reinaldo Castanheira vence prémio literário UCCLA
29/06/2020
Teatro Maria Matos em Lisboa reabre em 15 de julho
29/06/2020
Prêmio Estação Imagem Coimbra a partir de 5 de julho com oito exposições
29/06/2020
Mostra de Cinema de Tavira celebra 20 anos entre estreias e clássicos
29/06/2020
Museu lança primeira impressão em 3D de um dinossauro português
29/06/2020
Festival de arte e música Fazunchar regressa a Figueiró dos Vinhos