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28/01/2020

O que é employer branding, o desenvolvimento da marca empregadora [Gi Group Brasil]

Marca Empregadora (employer brand, em inglês) é a percepção de uma empresa como um local de trabalho. Ela reflete a reputação da  marca para seus funcionários e candidatos. Quanto mais atrativa uma empresa, mais valiosa é sua marca empregadora. O termo Employer Branding geralmente compreende as ações que uma empresa realiza para melhorar seus atributos, compreendendo atividades típicas das áreas de Marketing e Recursos Humanos.

Employer Branding é um conceito relativamente novo, tendo sido cunhado no início da década de 1990. Desde então o termo ganhou força, especialmente pelo surgimento de serviços digitais que possibilitam ao mercado ter maior visibilidade sobre como é trabalhar em uma certa companhia.

Por que é importante pensar em Employer Branding

A forma como os candidatos buscam empregos mudou, especialmente em áreas de trabalho muito concorridas. Os profissionais pesquisam em profundidade as empresas em que gostariam de trabalhar, criando um relacionamento que muitas vezes dura meses antes de concorrer a uma vaga. As marcas que constroem uma reputação positiva nesses candidatos aumentam as chances de conquistar os melhores funcionários, a um custo menor.

Outras vantagens de uma boa marca empregadora são:

  • Maior volume de candidatos para as vagas em aberto (relação candidatos por vaga)
  • Maior taxa de contratação para vagas (relação contratados por entrevistas)
  • Redução no tempo em uma vaga fica em aberto
  • Redução nos gastos relativos a recrutamento (divulgação de vagas, contratação de agências de empreto etc)

Como desenvolver sua Marca Empregadora

O primeiro passo do employer branding é a criação da Proposição de Valor do Empregador, uma adaptação ao conceito de negócios conhecido como Proposta de Valor (Value Proposition). Trata-se do conjunto das ofertas consideradas valiosas para os profissionais no mercado que são vistas como únicas daquela empresa. Por exemplo, o Google construiu uma reputação em que se trabalha muito mas também é possível se divertir no ambiente de trabalho (work hard, play hard), com um campus ultramoderno e diversos itens divertidos e gratuitos para seus funcionários.

Em seguida, a comunicação é o fator essencial, tanto internamente para seus funcionários atuais, como para o mercado. A transparência e a originalidade são muito apreciadas pelos trabalhadores, especialmente os mais jovens. Atividades que costumam dar um bom resultado são:

  • Presença forte nas redes sociais, especialmente nas voltadas ao público profissional
  • Transparência do como é o dia a dia da empresa, com uso de fotos e vídeos
  • Valorização da cultura organizacional, especialmente para o público interno
  • Compartilhamento de conteúdo criado pelos próprios colaboradore

Fonte: Gi Group Brasil

 



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