home > notícias

ASSOCIADOS

04/02/2020

Nova lei de franquias - O que muda? [Manucci Advogados]

Entra em vigor no dia 25 de março deste ano a nova lei de Franquias (Lei 13.996/19), que revogará a atual, de 1994 e considerada, por muitos, ultrapassada.

Uma das principais novidades da nova lei é a permissão do uso da arbitragem para solução de controvérsias. O assunto era alvo de debate nos tribunais nacionais, tendo, inclusive, precedente do Superior Tribunal de Justiça sobre a matéria. Agora, as novas previsões encerram as discussões e consolidam essa possibilidade, desde que a cláusula seja negritada no contrato ou contar com campo específico para assinatura do franqueado.

Além disso, há, agora, a obrigatoriedade de que todos os contratos sejam redigidos em português, mesmo os firmados com empresas estrangeiras, sendo essa mais uma ferramenta para proteger o franqueado nacional.

Essa transparência ao franqueado foi um dos princípios norteadores da nova lei, que possui previsões claras de regras a serem seguidas pelo franqueador em seus contratos, como por exemplo a exigência de que conste em contrato as regras relativas a concorrência entre os franqueados, com necessidade de detalhamento da área de atuação, do prazo de vigência das restrições e eventuais penalidades em caso de descumprimento.

Outra importante novidade é que a partir da vigência da nova legislação, empresas privadas, empresas estatais e entidades sem fins lucrativos podem ter franquias, independentemente do setor em que desenvolvem atividades.

Embora haja um veto presidencial a ser deliberado pelo Congresso Nacional, a nova lei entrará em vigor em breve e as empresas que atuam ou pretendem atuar com franquias precisam estar preparadas para as novas previsões legais.

A equipe do Manucci Advogados está à disposição para auxiliá-lo nesta transição.

 

Dr. Edson Martins – Advogado do Manucci Advogados

 

Fonte: Manucci Advogados



NOTÍCIAS RELACIONADAS
31/03/2020
Como cuidar do que é importante em tempos de crise [Taler]
31/03/2020
Q&A – Contratos e o Coronavírus [Gaia, Silva, Gaede Advogados]
31/03/2020
Covid-19 - Prorrogação de Prazo para Pagamento de Tributos Federais [MLuis Advogados Associados]
31/03/2020
The day after corona #02 - Business Portugal e Convidadas [Business Portugal]
31/03/2020
Webinar - Coronavírus: O que muda na legislação trabalhista? [FCR Law]
31/03/2020
TAP terá um voo saindo de São Paulo para Lisboa HOJE [TAP]