home > notícias

MUNDO

12/02/2020

Exposição acolhe novas obras do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra

A inauguração da exposição "Sob o signo de Saturno ou a permanência de uma ideia improvável", organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre às 17:00 e está presente na Sala da Cidade até 20 de março, informou hoje o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC).

Segundo o diretor do CAPC, Carlos Antunes, estarão expostas acima de tudo obras que entraram para a coleção no último ano, sendo todas elas doadas pelos artistas.

Entre as obras da exposição, estará a peça "The ABC of Life", da artista egípcia de ascendência arménia Anna Boghiguian, que participou na última edição da bienal de arte contemporânea de Coimbra Anozero, em 2019, e que decidiu fazer "um depósito de longo prazo na coleção do Círculo", explicou.

"Creio que [Anna Boghiguian, que tem peças nas coleções do Museum of Modern Art ou no Guggenheim] não tem peças em coleções em Portugal", salientou Carlos Antunes.

Para além da artista egípcia, estarão presentes obras de José Spaniol, Cadu, Belén Uriel, Luis Felipe Ortega, António Barros, Isaura Pena, Ruben Palma Ramos e Jorge das Neves.

"Muitos artistas, curiosamente, sentem necessidade de deixar obras para a coleção do Círculo e a sua coleção sempre foi muito feita a partir da generosidade dos artistas", vincou Carlos Antunes.

A exposição, para além de contar com a presença de artistas com uma "forte ligação" ao CAPC, como é o caso de António Barros e Jorge das Neves, dá conta "de um eixo ibero-americano" que a instituição pretende evidenciar, ao mesmo tempo que "consagra o Círculo como um lugar de criadores", realçou.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/03/2020
Flip 2020 é adiada para novembro por causa do surto do novo coronavírus
24/03/2020
Vozes da Rádio lançam novo single gravado à distância e em quarentena
24/03/2020
Porta dos Fundos fará lives para idosos na web durante quarentena
23/03/2020
Ministério da Cultura de Portugal avança com medidas excecionais
23/03/2020
Festival português disponibiliza curtas online
23/03/2020
Prefeitura de São Paulo vai destinar R$ 103 milhões para artistas