home > notícias

ASSOCIADOS

18/02/2020

Investir em Portugal em 2020: conheça as melhores cidades [Nacionalidade Portuguesa]

Com o boom do turismo, todos os olhos têm se voltado para a ideia de investir em Portugal, principalmente entre os brasileiros que buscam conseguir um visto de residência e uma fonte de renda em uma tacada só.

Porém, antes de aplicar para um visto de empreendedor ou Golden Visa é importante conhecer bem o país e entender onde o seu investimento terá retorno. Por isso, acompanhe no post de hoje onde as oportunidades para investir em Portugal estão rendendo mais frutos!

Investir em Portugal: capital Lisboa

Lisboa é uma cidade que está se atualizando a passos largos e pensando no amanhã. Não é à toa que o WebSummit, a maior conferência de tecnologia da Europa, tomou a cidade como sua casa: por aqui, as startups têm vez e as conversas giram cada vez mais em assuntos do mundo digital, como inteligência artificial, comunicação e TI.

Com isso, quem está pensando em investir em Portugal na área da tecnologia encontrará por aqui a mão de obra qualificada que precisa, o espaço para crescer e a possibilidade de captar investidores de outros países próximos. Uma prova de que a cultura das startups e dos nômades digitais chegou para ficar é a pluralidade de coworkings e incubadoras que vêm surgindo pela cidade. 

Investir em Portugal: ao norte em Porto

Engana-se quem pensa que a vida tecnológica e criativa do país existe apenas na capital.

O Porto também é uma cidade que vem recebendo muitas startups e se tornou um pequeno polo dessas atividades no norte do país.

A cidade nortenha vem sempre competindo com Lisboa pelos investimentos estrangeiros com startups, tendo, inclusive, ganhado essa briga no ano de 2018.

Ou seja: ela é uma opção real para quem deseja investir em Portugal abrindo uma empresa com base em tecnologia, especialmente por conta dos custos de vida ainda um pouco abaixo do que na capital.

Para comprovar esses dados, saiba que apenas em 2015, 1722 startups foram criadas na região metropolitana do Porto e, em 2018, a cidade já era a líder em criação de empresas de tecnologia. 

E se você não está pensando em investir em Portugal para trabalhar com nada nessa área não tem problema, temos outros números que podem te animar!

Existem 872 multinacionais estrangeiras na região metropolitana do Porto e as iniciativas da Câmara Municipal da cidade para impulsionar o desenvolvimento econômico da região apoiaram 154 projetos (75 deles internacionais), com mais de 400 milhões em investimentos. A verba atingiu a área da comunicação, tecnologia da informação, setor imobiliário, turístico, saúde, entre outros, gerando cerca de 11 mil empregos!

Investir em Portugal: no litoral

Um dos motivos que tornou Portugal tão atraente para todo o mundo foi a sua reinvenção com o turismo. Há 3 anos anos consecutivos o país traz para casa o prêmio de Melhor Destino Turístico do Mundo pela World Travel Awards, sendo a última condecoração muito recente: em novembro de 2019!

Isso atraiu turistas de todas as partes do mundo para cá, inclusive da própria Europa, já que ele é considerado um destino barato se comparado ao restante do continente.

Com isso, ao longo do todo o ano é possível ver o movimento dos estrangeiros pelas principais turísticas do país. Porém, é no verão que Portugal verdadeiramente explode de visitantes, todos buscando um lugar paradisíaco para se deitar ao sol.

E é nesse cenário que o Algarve se encaixa perfeitamente. Ganhador do prêmio de Melhor Destino de Praia em junho de 2019, ano após ano a região fica com hotéis lotados durante os meses de calor e as fotos de praias com falésias enormes se espalham pelo Instagram.

É claro que qualquer investimento aqui deve ser bem calculado: afinal, apesar de Portugal contar com muitos meses de sol, principalmente ao sul do território, ainda assim o seu negócio sofreria com a sazonalidade e teria pelo menos 4 a 5 meses de período de baixa demanda (durante o outono e inverno).

Ou seja, qualquer estabelecimento precisa ser altamente lucrativo enquanto houver calor! Mas essa não parece ser uma tarefa difícil de cumprir em praias tão disputadas e amadas.

Investir em Portugal: conhecendo o mercado

Antes de começar qualquer empreitada que vá demandar um alto investimento financeiro da sua parte, é importante entender o mercado local e o comportamento de consumo dos locais. Isso é especialmente relevante para quem é brasileiro e está pensando em investir em Portugal: afinal, nós estamos acostumados a um país de grandes distâncias territoriais, enorme população e padrão de consumo muito acelerado em algumas capitais.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/07/2020
Da Restrição Na Aplicabilidade Da Transação Tributária [Tonani Advogados]
07/07/2020
Seguro Garantia De Performance: Proteção Para A Construção Civil Em Tempos De Pandemia [MDS Brasil]
07/07/2020
COVID-19: Compilado das principais normas e medidas administrativas emitidas em razão da pandemia [Lefosse Advogados]
07/07/2020
A Lei da Liberdade Econômica: Autonomia para Empreender com Segurança? [Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados]
07/07/2020
O depósito recursal trabalhista e o seguro garantia judicial [Brasil Salomão e Matthes Advocacia]
07/07/2020
Direitos e deveres do cidadão português [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]