home > notícias

ASSOCIADOS

23/03/2020

Blockchain: Quais são seus impactos no Mercado Imobiliário? [Azevedo Neto Advogados]

Conheça uma das inovações que visam grandes mudanças para o mercado imobiliário e saiba como este método pode facilitar e trazer segurança para suas transações.

A Blockchain significa cadeia de dados e trata-se da tecnologia originou as moedas digitais.

É aparentemente é uma tecnologia complexa, mas nossa missão é clarear seu entendimento para enxergar como ela pode ser utilizada para o seu benefício.

Se pra você essa tecnologia parece distante, saiba que ela já é usada em diversos setores e rapidamente ela poderá se tornar um padrão para vários negócios.

 

  1. O que é Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia que pode ser aplicada de diversas formas.

Trata-se de um sistema que armazena blocos de dados em cadeia, atrelando informações. Isto faz com que transações de diversas naturezas se tornem mais seguras.

  1. Como o sistema funciona?

Normalmente, para fazer nossas transações financeiras, utilizamos o banco. O banco é uma unidade na qual valida as nossas transações e confirma a sua validade.

Entenda: no mundo exterior o banco é o validador de todas as nossas informações. Confiamos a ele o poder de dizer que um pagamento foi feito, de que uma transferência foi efetuada e etc.

Pelo blockchain não há a figura do banco como o confirmador de todas as operações. Essa confirmação é feita por um grupo de computadores independentes.

Desta forma, não podemos dizer que a blockchain está “em um lugar” assim como os bancos, pois ela está em todos os lugares do mundo, de forma online, através de diversas máquinas conectadas à internet.

Então ao invés do banco, teremos milhares de computadores confirmando determinada transação.

Sempre que uma transação é feita todos os computadores recebem as cópias que a comprovam e, então, ela é validada através de uma conferência de dados antes da informação ser integrada à cadeia de dados (blockchain).

Sempre que se cria um novo bloco de informações todos os anteriores devem ser validados novamente, o que torna a cadeia de dados cada dia mais segura.

Todas as transações e dados são registrados de forma permanente como uma corrente de dados criptografados.

Essa segurança impede ataques de hackers bem como violações de informações transmitindo mais segurança e transparência nas operações tecnológicas.

 

  1. Mercado imobiliário e a Blockchain

A blockchain possui grande ligação com os Bitcoins (as criptomoedas) mas o método de validação de transações pode e deve ser utilizado para diversas outras finalidades, como, por exemplo:

  • Validação de Contratos;
  • Troca de ações;
  •  Venda de imóveis;
  • Etc.

A utilização desta ferramenta dentro do mercado imobiliário auxilia na redução da burocracia além de reduzir drasticamente a chance de fraudes.

Isso porque ela atua como um banco de informações e esses dados são guardados de forma imutável e inviolável, pois são criptografados e ficam públicos na rede.

  • Quais as vantagens da blockchain para o mercado imobiliário?

Vamos ver em quais pontos a blockchain pode auxiliar no processo de melhora das transações do mercado imobiliário.

  • Praticidade nas transações

Por ser um sistema totalmente digital, todas as validações e documentos podem ser obtidos de forma direta e segura, online.

Isso reduz a burocracia, além de facilitar a comunicação sem a necessidade de comparecer a diversos lugares para obter documentos e informações diferentes.

  • Mais Segurança

A tecnologia de validação da blockchain torna as informações muito mais seguras e cada passo é registrado de forma permanente o que evita fraudes.

  • Facilidade para pagamento/financiamento

Todo pagamento no mercado imobiliário envolve muitas validações, checagem de informações e tudo isso sempre leva um longo prazo.

Com as informações todas disponibilizadas online, todo este processo será reduzido, já que todas as suas informações poderão ser acessadas com muito mais praticidade.

A blockchain traz segurança e agilidade para o mercado imobiliário, incorporar esta tecnologia é estar um passo a frente garantindo o melhor para as suas transações.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
31/03/2020
Como cuidar do que é importante em tempos de crise [Taler]
31/03/2020
Q&A – Contratos e o Coronavírus [Gaia, Silva, Gaede Advogados]
31/03/2020
Covid-19 - Prorrogação de Prazo para Pagamento de Tributos Federais [MLuis Advogados Associados]
31/03/2020
The day after corona #02 - Business Portugal e Convidadas [Business Portugal]
31/03/2020
Webinar - Coronavírus: O que muda na legislação trabalhista? [FCR Law]
31/03/2020
TAP terá um voo saindo de São Paulo para Lisboa HOJE [TAP]