home > notícias

MUNDO

13/04/2020

Coletivo de Braga angaria fundos para ajudar artistas em tempos de crise

O coletivo Cosmic Burger lançou uma campanha de angariação de fundos para apoiar artistas independentes do Norte de Portugal, para que estes possam fazer face às despesas do dia-a-dia e ao mesmo tempo continuarem a criar, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Cosmic Burger refere que a campanha foi lançada 'online' e definiu como meta o valor de 20.000 euros, para depois apoiar 10 projetos com a quantia de 2.000 euros cada.

Cada pessoa pode escolher o valor que quer doar, sabendo que esse fundo será depois transformado em bolsas de criação que obedecerão à seleção de um júri e a um regulamento de candidatura.

O fundo foi criado a pensar no presente e no futuro da comunidade artística, cuja atividade está atualmente interrompida devido ao surto de covid-19.

O fundo promovido pela Cosmic Burger servirá depois para, através de uma "open cal", selecionar 10 artistas individuais ou coletivos informais do norte de Portugal para que criem uma obra que possa ser exibida publicamente, assim que seja possível o regresso à normalidade.

A seleção dos vencedores será feita por um júri e obedece a um regulamento de candidatura, que serão revelados em breve.

Caso a meta seja atingida, serão distribuídos 2.000 euros a cada vencedor.

Na eventualidade da totalidade do valor não ser angariada, a Cosmic Burger optará por atribuir um número inferior de bolsas.

Para já, a Cosmic Burger está a apelar à solidariedade e participação de todos, com o valor que for possível disponibilizar, "pensando na sustentabilidade económica de uma comunidade artística independente, uma das franjas mais atingidas com os efeitos colaterais desta pandemia".

Com sede em Braga, a Cosmic Burger apresenta-se como um coletivo de apoio à criação, desenvolvendo um trabalho de concretização de projetos culturais, produção de eventos, agenciamento de artistas e edição e promoção dos seus trabalhos.

Fonte: Notícias Ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
14/07/2020
Clube Português de São Paulo comemora hoje 100 anos de fundação
14/07/2020
Grande Prémio de Romance e Novela da APE com cinco finalistas
14/07/2020
ABL firma parceria para distribuição de 4,5 mil livros
14/07/2020
Três co-produções portuguesas na competição de curtas do Festival de Locarno
14/07/2020
MP que libera R$ 3 bilhões para o setor cultural brasileiro é publicado
14/07/2020
Rede de Museus do Douro lança passaporte que dá descontos