home > notícias

MUNDO

22/04/2020

Covilhã celebra 25 de Abril com poesia online

A Câmara da Covilhã vai assinalar o 25 de Abril com a iniciativa "Poetas em Liberdade", que decorrerá através da internet, face à pandemia covid-19 e à necessidade de isolamento social, anunciou este município do distrito de Castelo Branco.

"No sentido de assinalar este momento tão marcante da história de Portugal, a autarquia irá partilhar na sua página de Facebook, diariamente e até ao dia 25, poemas alusivos à 'Revolução dos Cravos' e à liberdade, da autoria de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Jorge Letria, Zeca Afonso e José Carlos Ary dos Santos", refere um comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a informação, no dia 25 de Abril irá circular um carro com altifalante que levará estes poemas de Abril às ruas da cidade e de todo o concelho.

O município presidido por Vítor Pereira "apela à participação dos covilhanenses nesta iniciativa, indo às varandas e janelas das suas casas para lerem os poemas que ecoarão nas suas ruas, à passagem do carro de som".

É igualmente proposto aos munícipes que sejam as vozes da liberdade, "transpondo os limites do seu confinamento através de poesia dita em cada casa e partilhada nas redes sociais (gravações áudio/audiovisuais)", enviando depois os registos para o endereço eletrónico: biblioteca@cm-covilha.pt.

"Esta será uma forma simbólica, mas sentida, de homenagear os heróis de Abril e participar coletivamente na comemoração", acrescenta a informação.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Fonte: Notícias ao Minuto

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
06/07/2020
Lançada a primeira exposição digital de Arte Sacra do Brasil
06/07/2020
Canções, contos, filmes? Os desenhos de Manuel Vieira trazem isso tudo dentro deles
06/07/2020
Bienal de São Paulo adia edição deste ano para 2021 por causa da Covid
06/07/2020
Uma mostra para colocar Setúbal no mapa das artes performativas
06/07/2020
Morreu o escritor António Bivar, nome da nova dramaturgia do Brasil
06/07/2020
100 guitarras a tocarem juntas para os 100 anos de Amália