home > notícias

ASSOCIADOS

09/06/2020

EDP Brasil assume compromisso com a ONU para reduzir emissões e limitar aquecimento global [EDP]

Companhia assinará o Business Ambition for 1,5ºC - Our Only Future, aderindo à iniciativa global Science Based Targets

A EDP Brasil, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico, submeteu hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, à Organização das Nações Unidas (ONU) o compromisso de reduzir suas emissões para garantir que o aquecimento global não exceda 1,5°C, aderindo ao Business Ambition for 1,5ºC - Our Only Future. A companhia também aderirá ao Recover Better, uma iniciativa global que propõe a governos e empresas de todo o mundo alinhar seus esforços de recuperação e ajuda econômica relacionados à crise da Covid-19 com base nos mais recentes estudos climáticos.

A EDP Brasil se comprometerá a garantir que, até 2030, 100% da energia gerada pela Companhia será de origem renovável. Em nível global, o Grupo EDP já havia aderido ao Business Ambition for 1,5ºC - Our Only Future em setembro de 2019, prevendo reduzir 90% de suas emissões de CO2 em relação a 2005.

Por meio desta iniciativa, a EDP, que já tinha como propósito liderar a transição energética no Brasil, formaliza os esforços que vem fazendo em prol da descarbonização de sua operação. Atualmente, 75% da capacidade instalada da Empresa vêm de fontes renováveis. A Companhia também possui cerca de 50 MWp em projetos de energia solar contratados ou executados. Outra aposta em um futuro mais sustentável é o investimento da Companhia na mobilidade elétrica. Dentre os projetos anunciados recentemente nesta área, destaca-se a instalação da primeira e maior rede de carregadores ultrarrápidos para veículos elétricos da América do Sul. A Companhia também foi a responsável, ao lado da BMW, pela instalação do primeiro corredor de abastecimento de carros elétricos entre Rio e São Paulo, tornando possível fazer uma viagem completa entre as duas capitais mais populosas do País com total autonomia.

"Liderar a transição energética significa assumir o protagonismo em busca de uma relação mais equilibrada com o planeta. Na retomada pós-Covid, é fundamental adotarmos uma agenda verde para contribuirmos para a resolução da emergência climática, preservando a sustentabilidade da vida na Terra", afirma Miguel Setas, presidente da EDP Brasil.

Science Based Targets

Reunindo globalmente companhias com valor de mercado de mais de US $ 2,4 trilhões e representando mais de 5 milhões de funcionários, o movimento Science Based Targets propõe às organizações medidas de apoio aos esforços para manter o aumento da temperatura global apenas 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, em linha com o alcance de emissões líquidas zero antes de 2050.

As empresas participantes se comprometem a estabelecer metas de redução de emissões baseadas na ciência. O documento pede ainda aos governos que priorizem uma transição mais rápida e justa de uma economia cinza para uma verde. Segundo estudo da Universidade de Oxford, políticas e gastos que incorporam metas climáticas reduzem a vulnerabilidade a futuros choques e desastres, criando bons empregos, reduzindo as emissões e garantindo o ar limpo.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
22/09/2020
Novos projetos: Novo plano viário no interior de São Paulo [TD Construtora]
22/09/2020
Webinar: LGPD E Os Impactos Nas Operações De Marketing E Vendas B2B [Manucci Sociedade de Advogados]
22/09/2020
Atlantic Connection 2020: inscrições abertas para um dos maiores eventos do ecossistema empresarial entre Brasil e Portugal [Atlantic Hub]
22/09/2020
Webinar: Intercâmbio de Contabilistas Brasil - Portugal [Latourrette Consulting]
22/09/2020
Webinar: Como se preparar para suas negociações [Scotwork Brasil]
22/09/2020
EDP é a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro [EDP]