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NEGÓCIOS E ECONOMIA

29/06/2020

Covid-19. Já há 17 mil empresas turísticas em Portugal com o selo 'Clean & Safe' [Portugal]

Além de hotéis, restaurantes, aeroportos, campos de golfe, casinos, museus ou monumentos, a certificação criada pelo Turismo de Portugal para garantir que os espaços são seguros em ambiente de pandemia será também adotado em salas de espetáculos, congressos ou termas

 

Oselo "Clean & Safe" lançado pelo Turismo de Portugal para garantir que os espaços são seguros para receber turistas em ambiente da pandemia de covid-19 já foi adotado por 17 mil empresas do sector a nível nacional, segundo anunciou esta quarta-feira a Secretaria de Estado do Turismo.

Além de hotéis, o selo 'Clean & Safe' está a ser adotado por "toda a cadeia de valor do turismo", como também agências de viagens, restaurantes, rent-car, campos de golfe, alojamentos locais, empreendimentos turísticos, empresas de animação, casinos e aeroportos, além de museus, monumentos, áreas de serviço, parques aquáticos, autocaravanas ou os próprios postos de turismo, destaca ainda a secretaria de Estado que regula o sector, lembrando que a adesão das 17 mil empresas ao rótulo se verificou no espaço de dois meses.

Na fase inicial da pandemia, o Turismo de Portugal apressou-se a criar um rótulo 'Clean & Safe', certificando que as empresas do sector "seguem as recomendações da Direção-Geral da Saúde e procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas", no objetivo de transmitir "confiança necessária para a retoma, do lado da procura mas também da oferta".

Esta semana, o selo será alargado a empresas organizadoras de eventos e congressos, recintos de espetáculos, e "em breve também às termas", avança ainda a Secretaria de Estado do Turismo. Este selo já levou a que o Conselho Mundial de Turismo e Viagens (WTTC, na sigla original) distinguisse Portugal com o rótulo internacional 'Safe Travels'.

De adesão gratuita, o selo Clean & Safe mantém-se válido até 30 de abril de 2021, garantindo o Turismo de Portugal a "formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas", tendo já assegurado a formação de mais de 20 mil pessoas.

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo, também a plataforma Clean & Safe (portugalcleanandsafe.com) "tem despertado grande adesão e, à medida que as empresas retomam a sua atividade, o número de interações sobre o grau de confiança relativamente ao cumprimento das medidas de higienização e limpeza tem crescido, contabilizando mais de 8 mil acessos em apenas duas semanas de funcionamento".

A avaliação dos clientes, através desta plataforma, "é um dos indicadores utilizados pelo Turismo de Portugal para a realização de vistorias aleatórias às empresas e serviços aderentes, em articulação com as autoridades competentes e com as associações representativas das atividades abrangidas", detalha ainda a entidade de tutela.

Para Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, “o sistema de avaliação delineado é claramente robusto". "Mais uma vez, somos pioneiros, aliando dois grandes desafios do turismo do futuro – a segurança nas condições sanitárias e o digital".

Fonte: Expresso

 



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