home > notícias

ASSOCIADOS

30/06/2020

O que investir em Portugal: quais são as melhores oportunidades de negócio [Nacionalidade Portuguesa Assessoria]

Quando se fala em ter um negócio em Portugal, são muitas as dúvidas que podem surgir, como onde encontrar as oportunidades certas, saber o momento certo de investir e também onde e em o que investir em Portugal.

Se você está querendo descobrir uma oportunidade de negócio em Portugal, vamos te contar aqui algumas boas opções!

Como a economia portuguesa pode te ajudar a ter um negócio em Portugal 

Entre uma crise e outra, a economia portuguesa não costumava ser muito convidativa para investimentos estrangeiros, se comparada com outros países da União Europeia. Entretanto, há alguns anos, após muito trabalho e empenho do Governo português, para divulgar as oportunidades que o país oferece, esta realidade mudou, e hoje, Portugal é considerado um grande destino de investidores estrangeiros. 

Para se ter uma ideia, segundo o relatório publicado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia de Portugal, somente em 2019, foram mais de 7 bilhões de euros investidos em território português, oriundos de capital estrangeiro. Além disso, segundo o estudo Attractiveness Survey Portugal, publicado pela EY, os setores que mais receberam investimentos foram o Digital, de Manufatura e fornecimento de transporte e o Agroalimentar, e dos países que mais investiram em Portugal estão: a França, em primeiro lugar, a Espanha, em segundo e a Alemanha, em terceiro. 

Buscar uma oportunidade de negócio em Portugal pode ser algo muito rentável, principalmente pela característica de estabilidade e resiliência que o mercado português possui, o que já foi provado em vários momentos da história, inclusive no momento mais recente, já que Portugal foi muito elogiado mundialmente, na forma como controlou a pandemia e as consequências dela na sua economia.

Principais atrativos para investimentos em Portugal

Além dessas características, o estudo da EY também revelou que o que mais atrai investimentos em Portugal são: 

  • a Qualidade de Vida;

  • a Estabilidade do Clima Social;

  • a Infraestrutura de Telecomunicações; 

  • o Nível de Competências da Mão de Obra;

  • os Custos da Mão de Obra. 

Feitas todas essas considerações, ter um negócio em Portugal pode parecer uma boa ideia, certo? Mas o que investir em Portugal

Ter opções boas e rentáveis para investir em terras lusitanas, pode ser uma boa alternativa para ter o seu negócio em Portugal. Assim, separamos algumas opções para você já se preparar e iniciar seu business plan!

O que investir em Portugal

Setores onde encontrar oportunidade de negócio em Portugal

Turismo

Portugal foi o primeiro país da Europa a receber o Selo Safe Travels, o qual coloca o país como um lugar seguro para receber turistas após a pandemia. Assim, iniciar um investimento no setor de turismo pode ser uma boa oportunidade de negócio em Portugal. Algumas opções:

  • Empresa de turismo personalizado 

Em 2019 Portugal recebeu mais de 27 milhões de turistas de todos os lugares do mundo. Oferecer um serviço personalizado de acompanhamento desses turistas pelo território português, o qual oferece tantas opções para visitar, pode ser muito rentável, já que o setor se aprimora, recebe investimentos públicos e ganha mais turistas todos os anos.

Diferenciais que podem te ajudar a se destacar nesse mercado:

 Ter profissionais que falam ao menos espanhol e inglês e que estejam regularmente cadastrados para prestar esse tipo de serviço;

  • oferecer opções de traslado, que leve o turista de um lado ao outro;

  • entender o perfil do cliente para oferecer a melhor experiência;

  • fazer parcerias com redes de hotéis, hostels ou proprietários de AirBnB de sua confiança.

 

  • Hospedagem

Se você já está em Portugal e quer iniciar um negócio no setor turístico, talvez uma boa opção seja criar um Alojamento Local em sua residência, ou seja, você poderá disponibilizar um quarto que esteja sobrando em sua casa, para receber turistas e ainda ganhar com isso. São inúmeras plataformas onde você pode cadastrar o seu imóvel como o AirBnB e o Booking, por exemplo. 

Importante lembrar que, para ter um alojamento local, você deve atender à legislação portuguesa, para que seu negócio em Portugal esteja regular e você consiga obter rendimentos dessa atividade.

Tecnologia

Desde que a cidade de Lisboa passou a sediar o Web Summit, maior conferência da Europa em tecnologias, o setor passou a ser a uma excelente oportunidade de negócio em Portugal

Setores de tecnologia que podem ser boas opções são:

  • Fintechs

A mistura entre finanças e tecnologia tem ganhado destaque em Portugal e o setor está em expansão e apresenta boas oportunidades de investimento e desenvolvimento. Poder investir em empresas já existentes no setor ou criar uma, pode ser um desafio, mas a recompensa pode ser grande também. 

Segundo o relatório emitido pela organização que estuda o setor, 80% das Fintechs portuguesas são empresas B2B (Business-to-Business) e 46% dos fundadores afirmou que trabalhar com bancos e seguradoras está cada vez mais fácil, o que torna essa oportunidade de negócio em Portugal ainda mais rentável.

Assim, se você tem uma boa ideia para desenvolver meios de pagamentos digitais, ferramentas de transações financeiras, entre outras ideias que poderão formar uma Fintech, não se preocupe se o problema para tirar a sua ideia do papel for a falta de capital, pois você poderá contar com a ajuda de empresas anjos que poderão investir em você e fazer a sua ideia decolar! 

Outras opções para empresas de Tecnologia

  • Loja online

Vender algo online pode ser uma boa opção de investimento em Portugal. Segundo última pesquisa divulgada no CTT e-Commerce Day , o crescimento no comércio eletrônico em Portugal, em 2019 foi de 17%, o que traduz que o consumidor português está com a tendência de consumir mais online e pode gerar boas oportunidades de negócios, principalmente nos setores de vendas de eletrônicos, e no setor alimentício.

  • EdTechs

Aqui o setor serve para combinar a educação e a tecnologia. Não é de hoje que ferramentas que facilitam a obtenção de conhecimento de forma online ou com o auxílio de algum tipo de tecnologia, são cada vez mais valorizadas no mercado mundial e, investir em um negócio desses em Portugal não seria diferente.

O desenvolvimento de aplicativos, softwares, jogos educativos, plataformas e outras formas que facilitem o aprendizado do aluno podem ser muito úteis ao setor educacional e são muito valorizados e pode ser a sua oportunidade de negócio em Portugal.

Sustentabilidade

Como falado antes, grande parte do investimento estrangeiro recebido em Portugal foi para o setor Agroalimentar, assim, investir em tecnologia e ações sustentáveis, podem ser um grande apelo para o desenvolvimento de um bom negócio em Portugal.

Mas o que investir em Portugal no setor da Sustentabilidade? Algumas boas opções:

  • Energias renováveis

O setor de energias sustentáveis em Portugal é bem desenvolvido e basta andar pelas estradas portuguesas para notar o quanto o setor é valorizado, já que facilmente são vistos grandes estações de energia eólica, bem como vastas extensões de painéis solares. E é justamente esta última opção que vamos apontar como sendo uma boa oportunidade de investimento de Portugal.

Caso queira investir nesse setor, uma boa forma de iniciar é através de franquias que comercializam painéis solares. Há algumas opções presentes no mercado português e vale a pena fazer uma pesquisa para entender qual a melhor opção para você.

Alimentação saudável 

O setor alimentício em Portugal é muito aquecido e valorizado e pode facilmente ser considerado um excelente setor de investimento, pensando na sustentabilidade. Com a crescente demanda por alimentação saudável e consciente, a demanda por alimentos orgânicos, veganos e de produção local podem ser bons destinos para o seu investimento em Portugal.

São inúmeros produtores locais e iniciativas que acreditam nessa consciência alimentícia, que podem merecer a sua atenção como investidor em Portugal. 

Uma boa opção seria explorar o setor da alimentação vegana, a qual vem ganhando destaque mundialmente e é pouco explorado em terras portuguesas, considerando seu histórico alimentar baseado no consumo de carnes, ovos e leite. 

Outra oportunidade também seria investir em iniciativas de consumo consciente, como a cooperativa Fruta Feia que ajuda no combate ao desperdício de comida.

Imóveis

Com a alta demanda de compradores de toda a Europa, da China e também do Brasil, os imóveis têm se valorizado muito em Portugal.

Imóveis são uma excelente oportunidade de investimento no país.

Pode-se por exemplo garantir a permanência através do Golden Visa. Apesar das mudanças em 2020, esta ainda é a

melhor porta de entrada para grandes investidores que querem viver em Portugal.

Fonte: Nacionalidade Portuguesa Assessoria

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
30/06/2020
Inauguração da Restauração do Teatro Carlos Gomes [TD Construtora]
30/06/2020
Live: Déco Rossi conversa com Joaquim Lopes [WINET]
30/06/2020
Transformação Digital na prática para Contabilistas [Latourrette Consulting]
30/06/2020
Masterclass para Contabilistas Profissionais: Porque é que a automação de processos é importante para o escritório de contabilidade [Latourrette Consulting]
30/06/2020
Webinar: Covid-19 - Transação Tributária e Projeto de novo “Refis” [FCR Law]
30/06/2020
Webinar: Saiba o que muda na MP 936/2020 com a aprovação no Senado Federal [FCR Law]