home > notícias

ASSOCIADOS

07/07/2020

Seguro Garantia De Performance: Proteção Para A Construção Civil Em Tempos De Pandemia [MDS Brasil]

Enquanto países europeus e asiáticos retomam suas atividades e iniciam uma nova normalidade socioeconômica, o Brasil encerra o primeiro semestre de 2020 com números alarmantes de vítimas e de infectados pelo novo coronavírus. 

Um dos setores severamente impactados pela crise global da covid-19 é a Construção Civil. Se, em 2019, o PIB do setor apresentou um crescimento de 1,6%, os desdobramentos da pandemia podem vir a derrubar esta indústria em até 11%, de acordo com as projeções da FGV/IBRE. Além disso, os primeiros abalos já puderam ser sentidos ainda no final do mês de março de 2020, com a intensificação do isolamento social e as quarentenas decretadas por estados e municípios: as medidas levaram a interrupções de obras em andamento e postergações de projetos.

A médio e longo prazo, a Construção Civil também terá de lidar com os desdobramentos macroeconômicos (ainda difíceis de prever enquanto a pandemia não for controlada), principalmente porque o ciclo de negócios do setor é longo, podendo levar anos entre o início e a conclusão de novas incorporações. "Mesmo que licitações e projetos sejam retomados em breve, há uma série de riscos na continuidade das obras e cumprimento dos prazos das construtoras, já que estamos encarando uma crise sanitária e econômica sem precedentes na história” alerta Leandro Freitas, Diretor de Riscos Financeiros da MDS Brasil.  Segundo o executivo, "a Construção Civil ainda precisará lidar com mudanças drásticas na cadeia global de suprimentos, aumento da produtividade com redução de custos operacionais e, principalmente, desafios para a assertividade e o cumprimento dos cronogramas das obras”.

Seguro Garantia de Performance para Construtoras: 

Pelo projeto da nova Lei de Licitações (PL 1292/95), o Seguro Garantia se tornará uma exigência para obras de grande porte. "A medida é positiva, já que este seguro é parte das ferramentas de negociação e condição necessária para celebração de contratos variados”, conta Gustavo Cruz, Técnico Sênior de Seguro Garantia da MDS Brasil. 

Segundo o profissional, mesmo que as empresas já se protegessem com seguros específicos para sua rotina de operações, a pandemia alterou toda a lógica de produção. "Não é nada simples reestruturar todo o planejamento e a execução de projetos atrasados ou adiados e, neste novo cenário, é importante considerar o amparo de proteções interseccionadas com o Seguro Garantia de Performance Bond”, completa Cruz.

Gustavo ainda explica que uma apólice de Seguro Garantia pode garantir obrigações de construtoras que, no caso, são as tomadoras das responsabilidades contratuais cuja eventual quebra pode acarretar prejuízos substanciais aos contratantes. Neste escopo, esse tipo de seguro se revela importante frente a uma série de riscos administrativos e imprevistos contratuais para a Construção Civil no atual momento de incertezas. 

Entre as modalidades de seguro garantia mais robustas do mercado securitário para resguardar e apoiar o setor estão: 

  • Garantia para Licitante e Performance Bond;

  • Garantia de Permuta Imobiliária;

  • Garantia de Construtor Loteamento;

  • Garantia de Adiantamento de Pagamento;

  • Garantia de Retenção de Pagamento;

  • Garantia Judicial e Depósito Recursal; 


Em linhas gerais, essas modalidades podem ser consideradas para a contratação do Seguro Garantia, de acordo com as necessidades de cada projeto e levando em conta os riscos assumidos pela seguradora. Além disso, vale ressaltar que assim que a seguradora aceita os riscos do projeto e as exigências da contratante, ela se torna responsável por honrar os sinistros acordados em caso de descumprimento contratual pela construtora, nos termos da apólice contratada. Por isso, é possível que as seguradoras também fiscalizem e acompanhem o andamento dos projetos e execução das obras a fim de mitigar riscos e fazer o possível para que o contrato seja cumprido e todas as partes celebrem a finalização do empreendimento sem danos ou prejuízos.

Diante dessas possibilidades, a MDS Brasil pode ajudar as construtoras na contratação de apólices de Seguro Garantia, com riscos analisados e prazos eficientes, a fim de evitar desperdício de investimentos ou exposições a falhas evitáveis. Entre em contato com o nosso time! Estamos à disposição para encontrar as melhores saídas e soluções e superar esse momento desafiador. Acompanhe também o nosso LinkedInFacebook e Instagram e saiba mais sobre as tendências de mercado e estratégias para proteger seus negócios. 

#MDSBrasil #Seguros #Insurance #Garantia SeguroGarantia #Corporate #ConstrucaoCivil #Construcao #Construction

Fonte: MDS Brasil



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/10/2020
Avanços tecnológicos e transformação digital [Interactti]
20/10/2020
Webinar: Intercâmbio de Contabilistas Brasil - Portugal [Latourrette Consulting]
20/10/2020
EDP vai investir mais de R$ 500 mil na substituição da iluminação pública por LED no município de Montanha [EDP]
20/10/2020
BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é reconhecida como um dos melhores centros de tratamento oncológico do mundo [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
20/10/2020
A Importância da construção civil no desenvolvimento de um País [TD Construtora]
20/10/2020
Contribuinte Está Próximo De Vencer Julgamento Sobre Ágio Interno No TRF [BMA Advogados]