home > notícias

MUNDO

20/07/2020

Rainha Santa Isabel e música de Beethoven inspiram concerto de Orquestra em Coimbra

A Rainha Santa Isabel e a música de Ludwig van Beethoven são a inspiração para o concerto que a Orquestra Clássica do Centro (OCC) promove na quinta-feira, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra.

Com entrada gratuita, o concerto contará com a participação da soprano Carla Caramujo e direção do maestro José Eduardo Gomes.

"O programa deste concerto é inspirado em duas figuras históricas que celebram datas marcantes em 2020: os 750 anos do nascimento da Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra e personagem marcante da cidade, e os 250 anos do nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven", adianta a OCC na apresentação do espetáculo.

O programa conta com a interpretação da Abertura "Il Duca Di Foix " de Marcos de Portugal (1762 - 1830), da "Sinfonia n.º 2 " de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e da obra "Vida e Milagres de Dona Isabel", de Alexandre Delgado (encomenda feita em 2019 ao compositor pela Orquestra Clássica do Centro) com voz da soprano Carla Caramujo.

O concerto tem entrada gratuita, sujeita a reserva de bilhete através do 'site' www.orquestraclassicadocentro.org, "cumprindo todas as indicações de segurança", garante a OCC.

"Em 2020, a pandemia ainda tão presente forçou-nos a alterar formas de estar. Fomos forçados a cancelar, adiar ou repensar a forma tida até agora como natural para expressar sentimentos ou exprimir a arte nas suas mais variadas formas de expressão", explica a OCC, em comunicado.

O público do concerto gratuito será convidado a contribuir com um donativo que reverterá integralmente para as obras de recuperação do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, "contribuindo assim para a recuperação daquele monumento tão relevante da cidade de Coimbra".

Os interessados em dar o seu donativo poderão fazê-lo no próprio dia no local do concerto ou através de transferência bancária para o NIB: 0036.0033.99100687871.81.

O evento é uma coorganização da Confraria da Rainha Santa Isabel e Orquestra Clássica do Centro, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra e o apoio da Direção-Geral das Artes do Ministério da Cultura.

A Orquestra Clássica do Centro é uma associação sem fins lucrativos, que tem a sua sede no Pavilhão Centro de Portugal, assinado por Siza Vieira e Souto Moura, em Coimbra. Fundada em 2001, a Orquestra foi considerada de "superior interesse cultural" pelo Ministério da Cultura, estando abrangida pela lei do mecenato cultural.

Fonte: Notícias ao Minuto

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
26/10/2020
Governo português cria estratégia nacional para o património cultural imaterial
26/10/2020
Embaixador João Ribeiro de Almeida nomeado presidente do Instituto Camões
26/10/2020
1º festival drive-in de cinema brasileiro em Portugal com novas datas
26/10/2020
Pesquisadores pedem classificação dos novos achados arqueológicos da Sé de Lisboa
26/10/2020
Sete autores portugueses nomeados para prémio literário sueco ALMA
26/10/2020
Teatro de S. Carlos recupera O Pequeno jardim do Sr. Lacerda