home > notícias

ASSOCIADOS

21/07/2020

Fórum de empresas discute diversidade geracional e futuro do trabalho [EDP]

As empresas EDP, Itaú, PwC, Grupo Boticário e Chubb lançaram iniciativa para discutir e encaminhar soluções referentes às questões geracionais no mundo do trabalho 

O Fórum Gerações e Futuro do Trabalho pretende dialogar sobre as sinergias e os conflitos geracionais no meio empresarial, além de ser um espaço de reflexão sobre o futuro do trabalho. Trata-se da primeira iniciativa brasileira voltada à discussão e encaminhamento de soluções referentes às questões geracionais no ambiente organizacional.
 
O tema se mostra cada dia mais relevante, considerando aspectos tão amplos quanto a chegada da novíssima Geração Z ao mercado de trabalho até o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Com o fim do bônus demográfico, discutir as questões geracionais e relacionadas ao futuro do trabalho torna-se urgente.
 
Segundo dados do IBGE, o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos é quase o dobro da média da população. Enquanto a taxa geral ficou em 12,3%, esse percentual salta para 23,8% entre os jovens. Concomitantemente, o número de domicílios chefiados por pessoas idosas cresce, grande parte em função do desemprego e do aumento da informalidade. Além de questões estruturais, o Fórum visa refletir sobre como a diversidade geracional pode ser, também, um diferencial competitivo para as corporações.
 
“O cenário atual traz desafios adicionais para jovens e profissionais seniores. Questões como o desemprego, a informalidade e o sub-emprego atingem pessoas de diferentes faixas etárias de fomas muito específicas. Junte-se a isso o processo de transformação digital, que muitas vezes suprime empregos justamente dos públicos mais vulneráveis”, comenta Ricardo Sales, secretário-executivo do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.
 
A iniciativa, inédita no país, pretende se constituir num espaço de reflexão, geração de conhecimento e proposição de soluções sobre seus temas de interesse, que crescem em relevância no meio empresarial brasileiro. A pandemia de Covid-19, por exemplo, expôs a importância de discutir novos formatos de trabalho, além de incentivar o debate sobre a precarização do emprego. 
 
O Fórum Gerações e Futuro do Trabalho é realizado pela consultoria Mais Diversidade e conta com o patrocínio do Itaú, Chubb, EDP, Grupo Boticário e PwC. As empresas patronas compõe um Comitê Gestor que, anualmente, define a estratégia e as prioridades de atuação do Fórum. Novas organizações podem se juntar como apoiadoras a qualquer tempo.
 
O lançamento da iniciativa aconteceu no último dia 15 de julho, em evento virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Mais Diversidade no Youtube. Estiveram presentes Leila Melo, diretora-executiva do Itaú; Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário; Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil; Antonio Trindade, presidente da Chubb; Leandro Camilo, sócio da PwC, além do secretário executivo do Fórum, Ricardo Sales. 
 
A diretora executiva do Itaú, Leila Melo, acredita que tem sido um período de extrema transformação organizacional no Itaú, principalmente em função da tecnologia. Leila comentou que também é necessário revisar modelos hierárquicos, processos, uma nova maneira de fazer negócios e se relacionar com clientes e colaboradores. 
 
O assunto de Tecnologia também foi citado por Leandro Camilo, Sócio-Líder de Diversidade e Inclusão na PwC Brasil. Camilo, comentou que a PwC vem investindo em tecnologia e na formação de pessoas. Recentemente a empresa capacitou quase 4 mil colaboradores para que possam ser impulsionadores da transformação digital dentro da organização. 
 
Para Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, a questão geracional representa um desafio, mas traz também muitas oportunidades. O Grupo Boticário é extremamente centrado no cliente e todos são, essencialmente, diversos. O Grupo Boticário se envolveu com o Fórum para construir diálogos, aprender com as outras empresas e dar uma contribuição, compartilhando as práticas que desenvolvemos.
 
O Fórum Gerações e Futuro do Trabalho traz visibilidade para o tema e a oportunidade de começamos a engajar a comunidade empresarial e o poder público para discutir junto e encaminhar soluções, diz Antonio Trindade, CEO da Chubb. Trindade comentou durante o webinar de Lançamento do Fórum Gerações que na Chubb encontrou um ambiente propício, pois é um direcionamento global. “Como fazemos para preservar posições de trabalho, retreinar nossos funcionários para aprender novas funções?” Essas são questões centrais.
 
Miguel Setas, CEO da EDP no Brasil, disse que o setor elétrico tem passado por muitas transformações. “É um setor visto como tradicional, mas que está num movimento de transformação e isso inclui um olhar para as gerações. Na EDP, por exemplo, quase 50% das pessoas irão se aposentar nos próximos 10 anos. Por isso, estamos trabalhando nesse plano de transição e na passagem do legado construído, o que torna a questão geracional central para o nosso negócio”, destacou o executivo.
 
Nos próximos meses, o Fórum divulgará sua agenda de compromissos, com os temas prioritários e que serão foco de atuação das empresas signatárias.
 
Para mais informações sobre Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, acesse www.forumgeracoes.com.br 
 
Para assistir ao webinar de lançamento, acesse: https://youtu.be/KRjyYYMtZ_g
SERVIÇO:
Fórum Gerações e Futuro do Trabalho
Assessoria de comunicação: Amanda Miranda
amanda.miranda@maisdiversidade.com.br
11 97411 6765
 
Sobre a Mais Diversidade: A Mais Diversidade é a maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina, prestando apoio na definição de objetivos estratégicos, engajamento de lideranças, revisão de políticas, monitoramento de KPIs, além de treinamentos, pesquisas, censos e recrutamento e seleção. 

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
28/07/2020
Webinar - Reforma tributária: a nova CBS [Schneider, Pugliese Advogados]
28/07/2020
Benefícios e abrangência das novas formas de acordo para a quitação de dívidas fiscais federais [Cascione Pulino Boulos Advogados]
28/07/2020
MDS Brasil lança Mapeamento para facilitar gestão de riscos na retomada [MDS Brasil]
28/07/2020
Covid-19: Normativo - Leia As Principais Medidas Do Executivo E Legislativo Que Podem Ajudar O Seu Negócio [BMA]
28/07/2020
Prédios históricos são recuperados pela TD Construtora [TD Construtora]
28/07/2020
Ação social distribui uma tonelada e meia de alimentos em Ribeirão Preto-SP [Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados]