home > notícias

MUNDO

28/07/2020

Fado cada vez mais na moda entre a juventude da Califórnia

O fadista luso-americano David Silveira Garcia, cujo último trabalho foi considerado para nomeação aos prémios Grammy, disse à Lusa que a paixão pelo fado está presente nas novas gerações de origem portuguesa.

"O fado está na moda e mais agora entre a juventude da Califórnia que outra coisa", afirmou o artista, filho de um casal de açorianos que emigrou para São José. "Há quem cante muito bem o fado aqui na Califórnia".

O seu álbum 'Palco da Vida', lançado em 2018, esteve na lista de trabalhos qualificados para nomeação aos prémios Grammy do ano passado. "Chegar a ponto de poder ser nomeado já foi caso de louvar", disse David Silveira Garcia, de 39 anos

"Consegui apresentar o meu trabalho na comunidade americana dos Grammys e dar a saber que existe fado e música portuguesa nos Estados Unidos".

Entre as faixas do álbum estão os fados "Cantar de Emigração", "Adeus Açores" e "A Marcha da Bica".

Em ano de centenário do nascimento de Amália Rodrigues, a promoção do fado junto dos norte-americanos é uma das ambições de Garcia, que está agora a trabalhar em novas canções com o músico Helder Carvalheira.

"Nada mais fácil que música para promover uma cultura. A música é uma linguagem universal, a pessoa não precisa de perceber o que é que o fadista está a cantar para sentir", afirmou o artista, identificando Fernando Farinha como inspiração número um.

Antes do fim do ano, Garcia e Carvalheira querem lançar dois a três fados novos. O objetivo que temos agora é marcar presença digitalmente, fazendo músicas originais e vídeos", disse, ressalvando que o trabalho está condicionado pelas limitações impostas por causa da pandemia de covid-19.

"Queremos lançar trabalhos em conjunto para divulgar músicos e talento", afirmou. "Queremos mostrar o fado da Califórnia".

Era isso que o fadista e os músicos que o acompanham estavam a fazer através de uma parceria com o restaurante português de Telmo Faria em São Francisco, o Uma Casa, onde organizavam noites de fado a cada três meses.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
26/10/2020
Governo português cria estratégia nacional para o património cultural imaterial
26/10/2020
Embaixador João Ribeiro de Almeida nomeado presidente do Instituto Camões
26/10/2020
1º festival drive-in de cinema brasileiro em Portugal com novas datas
26/10/2020
Pesquisadores pedem classificação dos novos achados arqueológicos da Sé de Lisboa
26/10/2020
Sete autores portugueses nomeados para prémio literário sueco ALMA
26/10/2020
Teatro de S. Carlos recupera O Pequeno jardim do Sr. Lacerda