home > notícias

ASSOCIADOS

25/08/2020

MACHINE LEARNING: a evolução natural da Telemetria [ControlDIGI - Soluções em IOT]

Telemetria aliada a inteligência artificial começam a ser utilizadas inovando em diferentes segmentos.

Machine Learning, Aprendizado de Máquina ou simplesmente ML, é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Fruto da Inteligência Artificial (IA) para os negócios, a capacidade de fazer previsões, calculando de forma precisa a probabilidade de determinadas ocorrências vem conquistando cada vez mais importância em diferentes segmentos.

Atualmente, vivenciamos um cenário onde empresas obtêm grandes quantidades de informação sobre clientes, concorrentes e dispositivos conectados, sem conseguir processá-las a fim de
transformá-las em conhecimento. A fim de solucionar essa demanda por processamento rápido e massivo, dando um importante passo rumo à evolução do modo como negócios são realizados, foram desenvolvidos os modelos e os algoritmos preditivos, que favorecem a tomada de decisão ao fornecer insights estratégicos valiosos.

Esses modelos examinam os dados com o intuito de prever eventos futuros, usando técnicas de estatística, probabilidade e mineração de dados. Em ML os computadores são programados para aprender com a experiência passada. Para tal, empregam um princípio denominado indução, no qual se obtêm conclusões genéricas a partir de um conjunto particular de exemplos. Assim, algoritmos aprendem a induzir uma função ou hipótese capaz de resolver um problema, otimizar um processo ou prever uma falha, a partir da análise histórica dos dados coletados.

Como funciona:

A ideia central é utilizar os dispositivos remotos para a transmissão automática de informações sobre um fenômeno ou equipamento específico — por exemplo, a eficiência de uma etapa produtiva, as condições de armazenamento de um insumo industrial, parâmetros de um POS ou variáveis físicas de uma turbina, em tempos programados, para que sejam analisadas nos Servidores.

Áreas de Aplicação

Além da Manutenção Preditiva e Detecção de Anomalias, ML vem conquistando vários outros segmentos tais como, Reconhecimento de Imagem, Mecanismos de Busca, Sistemas de Vigilância em Vídeo, Detecção de Fraudes, Reconhecimento de Fala, Previsão de Demandas entre outros.

Por onde devemos começar a usar a análise preditiva?

A introdução na análise preditiva é uma tarefa que praticamente qualquer empresa pode lidar. No entanto, é preciso estar comprometida com a abordagem e ter disposição para investir o tempo e os recursos necessários para fazer o projeto avançar. Começar com um projeto-piloto de escala
limitada em uma área de negócios crítica é uma maneira excelente de limitar os custos iniciais, minimizando o tempo de retorno do investimento. Quando um modelo é colocado em ação,
geralmente requer pouca manutenção à medida que continua a extrair insights acionáveis por muitos anos. 

Painéis de Visão Geral

Além da análise automatizada de novas e diversas fontes de dados, a análise baseada em IA também permite a construção de interfaces gráficas, também definidas como Dashboards, que oferecem visualização rápida dos principais indicadores de desempenho relevantes para um objetivo ou processo específico do negócio, facilitando a compreensão das informações geradas. Painéis também podem ser utilizados para a apresentação de relatórios de progresso ou de previsão de variáveis.

Principais benefícios

  • Aumento de lucratividade com diminuição de OPEX – com manutenção programada por meio de algoritmos o equipamento não fica fora de serviço, não se gasta com a manutenção desnecessária resultando em um aumento de eficiência.
  • Redução da taxa de rotatividade do cliente final, quando for o caso.
  •  Melhorar a experiência do cliente graças a diminuição do tempo de equipamentos desligados – A manutenção preditiva permite diminuir a zero as intercorrências devido a falhas de equipamentos, melhorando sensivelmente a experiência e satisfação do cliente.
  • Aumento de fidelidade do cliente
  • Simplificação das operações do negócio no que se refere a manutenção.



NOTÍCIAS RELACIONADAS
29/09/2020
A importância do Agente de Viagens [RBC Tur]
29/09/2020
Webinar: Intercâmbio de Contabilistas Brasil - Portugal [Latourrette Consulting]
29/09/2020
EDP conquista Troféu Anefac e Henrique Freire, CFO da companhia, é eleito Profissional de Finanças do Ano [EDP]
29/09/2020
Mercado da Construção Civil com o novo corona vírus [TD Construtora]
29/09/2020
Equipa de Contencioso e Arbitragem da Abreu em destaque no livro “International Arbitration in Portugal” [Abreu Advogados]
29/09/2020
TST fixa entendimento sobre pagamento de honorários de sucumbência após reforma trabalhista [Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados]