home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

31/08/2020

Confiança dos consumidores recupera em Agosto [Portugal]

Nas empresas, o indicador de clima económico tem vindo a aumentar desde Maio, depois de atingir o valor mínimo da série em Abril.

A confiança dos consumidores aumentou em Agosto, depois de ter caído em Julho. Desta forma é retomada a recuperação iniciada em Maio depois da forte redução registada em Abril, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o aumento do indicador de confiança dos consumidores foi de 2,3 pontos, passando de -28,3 para -26 em Agosto. Esta situação é o resultado das perspectivas em relação à evolução da situação económica do país, bem como da situação financeira do agregado familiar, passada e futura. Por outro lado, as expectativas face à realização de compras importantes tiveram um contributo negativo, este mês, para a constituição do indicador.

Já o indicador de clima económico, que resulta dos inquéritos às empresas, continua a crescer desde Maio, depois de ter atingido em Abril o valor mínimo da série, indica o instituto de estatística.

O indicador de clima económico aumentou 1,6 pontos, passando de -2,9 para -1,3. O crescimento é resultado da recuperação da confiança em todos os sectores: Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Serviços e Comércio.

Foi no sector dos Serviços que houve a maior recuperação, de 9,8 pontos, passando de -46,9 para -37,1. Ainda assim, continua a ser o sector com os piores números, como tem sido desde Abril.

Quer o indicador de confiança dos consumidores, quer o indicador de clima económico, situam-se ainda muito longe dos níveis pré-pandemia, de acordo com os dados do INE. Em Fevereiro, o indicador de confiança dos consumidores estava 17,9 pontos base acima do actual e o de clima económico 3,5. A diferença é ligeiramente maior se compararmos com o período homólogo: o indicador de confiança dos consumidores tem agora menos 18,4 pontos e o de clima económico menos 3,6.

Fonte: Público

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
23/11/2020
Seguros de saúde crescem 8,9% e dão gás ao sector [Portugal]
23/11/2020
Portugal em 4º lugar na produção de vinho da UE com 700 milhões de litros [Portugal]
23/11/2020
Economia cresceu 7,5% do segundo para o terceiro trimestre, diz FGV [Brasil]
23/11/2020
Setor aéreo deve recuperar 80% da atividade em dezembro [Brasil]
23/11/2020
Medicina intensiva ganha reforço de 1,5 milhões de euros por ano [Portugal]
23/11/2020
Guia de financiamento ajuda empresas interessadas em sustentabilidade [Brasil]