home > notícias

ASSOCIADOS

08/09/2020

BPO Financeiro Para Startups Internacionais: Entenda Os Benefícios [Numeric Brasil]

Cuidar do seu setor financeiro é umas das principais responsabilidades de uma startup. Ao entender a complexidade que demanda o setor, contratar um serviço de BPO Financeiro para startups internacionais se apresenta como uma boa ideia.

Acontece que, as lideranças à frente de uma startup, na maioria das vezes, precisam lidar com diferentes demandas no seu dia a dia. Fato que faz com que alguns setores, como o financeiro, não recebem a atenção devida.

Desse modo, uma startup pode acabar encontrando sérias dificuldades na sua administração. É neste sentido que atua o BPO Financeiro para startups internacionais, que busca atuar como um parceiro de negócios.

Sendo assim, que tal compreender como a sua startup pode se beneficiar de um serviço de BPO Financeiro? Acompanhe o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto principal.

Leia também o nosso artigo sobre o Planejamento tributário para multinacionais: 5 dicas de como fazê-lo com assertividade.

O que é o BPO Financeiro?

BPO é um serviço que vem crescendo nos últimos anos. O Business Process Outsourcing (Terceirização de processos de negócios) surgiu para se tornar um parceiro na gestão empresarial de um empreendimento.

Desse modo, temos um serviço especializado que tem como foco assumir um setor específico de uma empresa. Isto é, o BPO se responsabiliza por desempenhar as atividades referentes à uma área do negócio contratante.

Ou seja, como estamos falando do BPO Financeiro para startups internacionais, o serviço assume o BackOffice, ou seja, o controle das atividades financeiras (tesouraria, contas a receber, contas a pagar, comunicação com a contabilidade etc.) de uma startup. Com isso, os gestores não precisam mais se preocupar com o desempenho das tarefas do seu setor financeiro, passando a focar-se nas atividades fins.

Agora, a responsabilidade do controle e da organização financeira de uma startup é transferida para profissionais especialistas no assunto. Fato que gera uma série de vantagens para os líderes de uma startup.

Depois de entender o que é o BPO Financeiro para startups internacionais e qual o seu papel, é provável que você esteja se perguntando quais atividades podem ser desempenhadas por este serviço. Acompanhe a seguir!

Quais as atividades de um BPO Financeiro para startups internacionais?

Após contratar um BPO Financeiro, uma startup irá transferir as suas atividades financeiras para o serviço especializado. Isso significa que, agora, profissionais especializados estarão cuidando do seu setor financeiro.

Sendo assim, diferentes obrigações financeiras serão desempenhadas por um BPO Financeiro para startups internacionais. Atividades como o registro das movimentações financeira já não são mais responsabilidade dos gestores de uma startup.

Portanto, caso você esteja se questionando quais atividades da sua empresa podem ser feitas por um BPO Financeiro, continue lendo o nosso artigo! Confira a seguir como um serviço especializado atua no seu negócio.

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Fechamento de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Apoio a auditorias administrativas, due diligence e financeiras;
  • Apuração de Indicadores de desempenho;
  • Emissão de documentos fiscais;
  • Apoio na preparação do pitch deck (apresentação estratégica da startup), projeções financeiras, deal flow, contratos e prestação de contas aos investidores anjos e nas rodadas de aumento de capital e de negociações;
  • Gestão de recebimentos e pagamentos;
  • Alimentação do sistema de gestão financeiro;
  • Emissão de relatórios financeiros;
  • Prestação de contas de relatórios gerenciais e aos investidores anjo;
  • Dentre outros.

Ou seja, todas as atividades acima já não são desempenhadas mais por um ou mais sócios de uma startup. Fato que torna o BPO Financeiro para startups internacionais um aliado no crescimento e na saúde de um negócio.

Como você já pode perceber, estamos falando de um serviço que pode proporcionar diversas vantagens para uma startup. Que tal compreender agora como você pode se beneficiar do BPO Financeiro?

Aproveite para ler o nosso artigo sobre as Empresas Multinacionais: o que é preciso saber sobre contabilidade para ter melhores resultados?

Quais os benefícios do BPO Financeiro para startups internacionais?

Logo após contratar um serviço de BPO Financeiro para startups internacionais, o gestor de uma startup delega parte de suas atividades do BackOffice. Agora, elas são transferidas para profissionais especialistas.

Sendo assim, além de ter à sua disposição um time de profissionais focados em bons resultados financeiros, os líderes de uma startup podem colher outras vantagens. Confira a seguir como você pode se beneficiar!

Redução de custos

O primeiro benefício da nossa lista é a redução de custos. No entanto, como reduzir os custos de uma startup se ela estará contratando um serviço especializado? Continue acompanhando para entender.

Por mais que contratar uma startup acabe gerando um custo para os gestores, o BPO Financeiro precisa ser visto como uma alternativa eficiente. Isso porque contratar uma equipe de funcionários para a sua startup pode gerar um custo maior decorrente das exigências da legislação trabalhista como férias, 13o salário, vale transporte etc., reserva de espaço físico, aquisição de computador e licença de uso de sistemas, dentre outros custos. Com o serviço terceirizado, a startup passa a contar com profissionais mais experientes com “frações” de tempo dedicado distribuídos entre gerência, coordenação e operacional. Ou seja, pelo custo de quase um funcionário, se contará com a atuação remota específica de três profissionais. 

Ou seja, a contratação de um BPO Financeiro para startups internacionais acaba reduzindo os custos de um negócio. Agora, os gestores não precisam mais investir na expansão do seu espaço físico e em outros funcionários.

Leia também o artigo sobre a Reestruturação Financeira: como o BPO pode ajudar a replanejar as finanças.

Foco na atividade principal

Com as atividades do setor financeiro de uma startup nas mãos de profissionais especializados, os gestores podem focar na sua atividade principal. O que resulta em um aumento da produtividade e, consequentemente, da entrega de uma startup.

Desse modo, os gestores possuem tempo disponível para focar o seu investimento no core business da sua startup. Fato que justifica o porquê contar com um BPO Financeiro para startups internacionais é uma excelente ideia.

Gestão financeira

A gestão financeira assertiva de qualquer empreendimento tem a capacidade de alavancar os seus resultados. Na mesma medida, quando uma startup não cuida das suas finanças, ela pode acabar fracassando.

Sendo assim, quando de responsabilidade de profissionais especializados, as atividades financeiras de uma startup podem ser feitas da maneira correta, atendendo às conformidades legais (compliance) e com integração à Contabilidade. O que influencia diretamente no seu bem-estar financeiro.

Conte com um suporte especializado

Nós da Numeric, possuímos soluções financeiras sob medida e especializadas para sua empresa. 

Assessoria para startups de empresas nacionais e estrangeiras. Serviços com foco no estabelecimento da empresa, evitando que processos burocráticos e legais impeçam a rápida instalação física e início dos trabalhos.

Oferecemos soluções como:

  • Elaboração do business plan e escolha do melhor regime tributário;
  • Registro do capital no Bacen e demais processos de abertura;
  • Representação legal e administração da sua empresa, com nosso time de administradores e procuradores;
  • Gerenciamento do sistema de contabilidade: contas e relatórios além de relatórios administrativos com o padrão local exigido;
  • Elaboração de cálculos com segurança e para o recolhimento dos tributos;
  • Cumprimento e manutenção dos registros e obrigações fiscais.

Você acabou de descobrir como um BPO Financeiro para startups internacionais pode alavancar os resultados de um negócio. Para mais dicas e informações, curta as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog!

Fonte: Numeric Brasil



NOTÍCIAS RELACIONADAS
29/09/2020
A importância do Agente de Viagens [RBC Tur]
29/09/2020
Webinar: Intercâmbio de Contabilistas Brasil - Portugal [Latourrette Consulting]
29/09/2020
EDP conquista Troféu Anefac e Henrique Freire, CFO da companhia, é eleito Profissional de Finanças do Ano [EDP]
29/09/2020
Mercado da Construção Civil com o novo corona vírus [TD Construtora]
29/09/2020
Equipa de Contencioso e Arbitragem da Abreu em destaque no livro “International Arbitration in Portugal” [Abreu Advogados]
29/09/2020
TST fixa entendimento sobre pagamento de honorários de sucumbência após reforma trabalhista [Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados]