home > notícias

MUNDO

28/09/2020

Filme "A Metamorfose dos Pássaros" de Catarina Vasconcelos premiado em San Sebastián

Filme que estreou no festival de Berlim em fevereiro, onde ganhou o Prémio da Crítica Internacional, tem somado prémios desde desde essa altura.

 

O filme “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, recebeu este sábado o prémio Zabaltegi — Tabakalera no Festival de Cinema de San Sebastián. “É uma grande honra para mim receber este prémio. É extraordinário. Muito obrigado, San Sebastián. Sinto um enorme orgulho por estar aqui”, afirmou a realizadora portuguesa ao receber o prémio.

Para aquela secção tinham sido também selecionados o filme “Simon Chama”, primeira longa-metragem de ficção da realizadora portuguesa Marta Ribeiro, e a curta-metragem “Noite Perpétua”, de Pedro Peralta, que tem como pano de fundo a ditadura e repressão do regime franquista, de Espanha.

“A Metamorfose dos Pássaros” teve estreia mundial no festival de Berlim, em fevereiro, onde conquistou o Prémio da Crítica Internacional.

Desde então, tem somado distinções, em diferentes certames, como o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius, na Lituânia, e o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan. Recebeu ainda o Prémio do Melhor Filme no Festival Dokufest, no Kosovo.

“A Metamorfose dos Pássaros” já foi selecionado para mais de 25 festivais internacionais, nos Estados Unidos, Rússia, Espanha, Grécia, Coreia do Sul, Canadá, Polónia, Brasil, México, Austrália e Itália.

O filme também tem estreia comercial garantida em território chinês, segundo a distribuidora Portugal Film.

Fonte: Observador

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/01/2021
Lisboa Capital Verde: Prémio de fotografia promove talento de estudantes
18/01/2021
Universidade Nova de Lisboa passa a aceitar Enem para ingresso de brasileiros
18/01/2021
Prémio Virgínia Quaresma atribuído a Eduardo Lourenço e Sara Maia
18/01/2021
Maior monumento megalítico de Portugal com zona especial de proteção
18/01/2021
Setúbal criou a Casa das Imagens com doação de Lauro António
18/01/2021
Teolinda Gersão celebra 40 anos de carreira literária com novo livro