home > notícias

MUNDO

28/09/2020

Filme "A Metamorfose dos Pássaros" de Catarina Vasconcelos premiado em San Sebastián

Filme que estreou no festival de Berlim em fevereiro, onde ganhou o Prémio da Crítica Internacional, tem somado prémios desde desde essa altura.

 

O filme “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, recebeu este sábado o prémio Zabaltegi — Tabakalera no Festival de Cinema de San Sebastián. “É uma grande honra para mim receber este prémio. É extraordinário. Muito obrigado, San Sebastián. Sinto um enorme orgulho por estar aqui”, afirmou a realizadora portuguesa ao receber o prémio.

Para aquela secção tinham sido também selecionados o filme “Simon Chama”, primeira longa-metragem de ficção da realizadora portuguesa Marta Ribeiro, e a curta-metragem “Noite Perpétua”, de Pedro Peralta, que tem como pano de fundo a ditadura e repressão do regime franquista, de Espanha.

“A Metamorfose dos Pássaros” teve estreia mundial no festival de Berlim, em fevereiro, onde conquistou o Prémio da Crítica Internacional.

Desde então, tem somado distinções, em diferentes certames, como o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius, na Lituânia, e o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan. Recebeu ainda o Prémio do Melhor Filme no Festival Dokufest, no Kosovo.

“A Metamorfose dos Pássaros” já foi selecionado para mais de 25 festivais internacionais, nos Estados Unidos, Rússia, Espanha, Grécia, Coreia do Sul, Canadá, Polónia, Brasil, México, Austrália e Itália.

O filme também tem estreia comercial garantida em território chinês, segundo a distribuidora Portugal Film.

Fonte: Observador

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/10/2020
Museu de Arte Antiga mostra inédito de Almada Negreiros
19/10/2020
Museu da Imigração reabre ao público com nova instalação relacionada à pandemia
19/10/2020
Lisboa recebe terceira Mostra de Cinema do Brasil, este ano em drive-in
19/10/2020
Pinacoteca reabre hoje com exposição de dupla de artistas brasileiros
19/10/2020
Exposição da fotógrafa Paz Errázuriz pode ser vista em SP
19/10/2020
Festa do Fado estende-se por três fins de semana de outubro e novembro