home > notícias

ASSOCIADOS

13/10/2020

Comunicação corporativa é protagonista para os negócios em 2021[Vera Moreira Comunicação]

Quais as lições da mega transformação digital que a pandemia impôs no mundo todo? Como a comunicação se adaptou às mudanças? As empresas estão olhando a comunicação como prioridade para os desafios da nova economia?

Para responder essas perguntas, começo com uma retrospectiva dos 25 anos de fundação da minha empresa - a Vera Moreira Comunicação. Ter uma empresa com esse tempo é uma vitória que quero compartilhar com vocês. Quando a comunicação das empresas passou do profissional de Relações Públicas para o de Jornalismo, muita coisa mudou, principalmente no relacionamento com os jornalistas de redação. Os empresários, as bancas de advocacia, as associações médicas passaram a ser fontes e profissionalizaram a comunicação – interna e externa.

Quando comecei minha assessoria de imprensa, os releases eram “xerocados” e enviados pelo correio. Muitas vezes íamos pessoalmente nas redações. O repórter tinha tempo para conhecer a fonte, ir na empresa tomar um café, almoçar, cavar pautas exclusivas. Depois veio o fax! Que maravilha. Quando chegou  a internet, o trabalho ficou mais fácil, mas a velocidade da informação... quanta diferença. 

Tudo mudou com a significativa redução do quadro de jornalistas, a transformação digital da mídia e o tempo escasso para conversar com a fonte pessoalmente. A pandemia trouxe uma adaptação rápida, com entrevistas pelas salas de reunião virtual, as dezenas de “lives” e a utilização de serviços de dados mais focados e soluções para agências como o Comunique-se e o Maxpress.

A pandemia mostrou que a comunicação eficaz é o maior ativo das empresas e dos prestadores de serviço. Passar a mensagem de forma clara é tão ou mais importante que a cultura de dados nessa fase de digitalização. 

A comunicação ficou mais ágil. A percepção de valor de uma mensagem bem clara e contextualizada minimiza litígios e reforça segurança. Empresas que colocaram todos colaboradores em home office, precisaram fazer códigos de conduta, dar esclarecimento sobre a Covid, traçar um canal com clientes, apostar em seus talentos. Em 15 dias, mudamos 15 anos. 

Professores são heróis pois precisaram manter as aulas em ambiente digital. Os pais viraram “teacher”. Os jornais e rádios passaram a usar Youtube como ambiente, empresas migraram para canais de Youtube com conteúdos que nunca compartilharam antes. Agora não tem concorrente. Agora temos que cultuar a credibilidade.

Esse é o mote do protagonismo da comunicação nessa pós-pandemia, na retomada de uma nova economia e até para justificar o “novo normal”. Nada será como antes. Você tem alguma dúvida?

Analisando com meu exemplo, já estávamos totalmente digitalizados e atuávamos mais que uma assessoria de imprensa, nosso core business. Estreitamos parcerias e formamos um “hub”, um polo de produtos para comunicação corporativa. De produção de conteúdo à estratégia de redes sociais. De relacionamento com imprensa ao media training. De consultoria em comunicação corporativa ao desenho de criação ou ressignificação de marca. De podcast e vídeos institucionais às oportunidades de criar valor pela comunicação.

Criatividade e ferramentas digitais só funcionam bem se aliada à experiência de mercado, olhar de repórter, ter repertório das novidades e ter talento para elaborar soluções de comunicação que atenda o cliente a manter os clientes, mitigar litígios, ser arrojado com o futuro e se comunicar bem com a sociedade e a mídia.

Uma empresa tem que estar na frente das expectativas de seus clientes. Não adianta só ter dados e fazer analytics, sem ter uma estratégia que as pessoas entendam. O momento não é só de disrupção, mas um tempo de olhar o novo com empatia e foco.

Quem lida com comunicação tem obrigação de acompanhar a evolução tecnológica que permite oferecer uma mensagem mais assertiva, objetiva e que contribua para o conhecimento e melhoria da sociedade. A Vera Moreira Comunicação é uma empresa Conectada, que faz Conexões relevantes e que valoriza a Comunicação eficaz. Por isso, estamos prontas para ajudar empresas a encarar essa nova fase com a comunicação como prioridade. 

2021 está aí. É a segunda década do século XXI. A comunicação, em diferentes formatos, é mais que uma ponte, é uma conexão Wi-Fi para um negócio saudável e compatível com o novo paradigma de credibilidade.

Fonte: Vera Moreira Comunicação



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/10/2020
Avanços tecnológicos e transformação digital [Interactti]
20/10/2020
Webinar: Intercâmbio de Contabilistas Brasil - Portugal [Latourrette Consulting]
20/10/2020
EDP vai investir mais de R$ 500 mil na substituição da iluminação pública por LED no município de Montanha [EDP]
20/10/2020
BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é reconhecida como um dos melhores centros de tratamento oncológico do mundo [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
20/10/2020
A Importância da construção civil no desenvolvimento de um País [TD Construtora]
20/10/2020
Contribuinte Está Próximo De Vencer Julgamento Sobre Ágio Interno No TRF [BMA Advogados]