home > notícias

MUNDO

10/11/2020

Portugal Fest deste ano será online, com várias atrações, no Rancho Português em São Paulo

O Portugal Fest é uma festa cultural contemporânea que agrega valor à tradição portuguesa, potencializando as ações realizadas pela comunidade lusa de São Paulo, é o que promete a live de 22 de novembro

Um dos maiores eventos culturais de origem portuguesa que são promovidos em São Paulo, o Portugal Fest vai para sua 10ª edição em 2021, mas ainda este ano realiza boa interação entre cultura, arte, gastronomia e empresariado, contando com apoios importantes como do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, da AICEP (Agência de Investimentos das Empresas Portuguesas), Prefeitura de São Paulo, restaurantes e do Jornal Mundo Lusíada.

E este ano, em razão dos atuais impedimentos para realização do evento de forma presencial – com estrutura de atividades gastronômicas e musicais – a festa será realizada em 22 de novembro com transmissão digital simultânea.

O público poderá participar do evento através dos canais do Portugal Fest nas redes sociais. Acompanhe o facebook.com/portugalfest com programação de horários das apresentações musicais e oficinas de gastronomia, vinhos e de azulejos portugueses.

Uma grande programação cultural terá início a partir das 11h, no domingo 22 de novembro

ARTISTAS CONVIDADOS:
Ciça Marinho Trio – uma das principais intérpretes da música portuguesa com intensa atuação no Brasil, com uma carreira de 23 anos, coleciona parcerias com renomados artistas portugueses.
Larissa Lima show Café com Amália, com Lucas Torneze, viola caipira, Nathanael Sousa no acordeom. Larissa Lima é cantora e compositora, com um trabalho que mostra as fortes relações entre a música portuguesa e a brasileira. Tem realizado shows para a comunidade portuguesa no Brasil e Portugal.
Nathanael Sousa, acordeom (show solo) – O português Nathanael Sousa é um jovem compositor, acordeonista e pianista premiado em concursos internacionais. No Brasil desde 2013, acompanha importantes artistas brasileiros.
Wallace Oliveira, Vinícius Rocha e Igor Rodrigues com o show “Lisboa” em 3 Tons. Wallace Oliveira é o mais jovem talento da guitarra portuguesa no Brasil, que mantém parcerias de destaque com artistas de Portugal e do Brasil. Desde 2017 desenvolve seu projeto de guitarra portuguesa instrumental com três turnês em Portugal.

FOLCLORE PORTUGUÊS
Além dos artistas mencionados não poderia faltar também a música folclórica portuguesa com importante presença da elogiada Tocata da Casa de Portugal de São Paulo, composta pelos músicos Chico Fernandes, Luis Pesqueira, Emerson Guedes e Paulo Magalhães, eles estarão acompanhando dois grupos convidados: Rancho Folclórico Lusitano e Rancho Folclórico da Portuguesa.

OFICINAS PREVISTAS
Gastronomia: sob o comando de Valdeci Castro acompanhado pela Emília Lobato, a cozinha do restaurante Rancho Português será o palco para a receita especial de bacalhau para toda a família; acompanhe as dicas de ingredientes durante a semana do evento.

Vinhos de Portugal: papo com Ivan Bianchi sobre “Portugal e a diversidade de seus vinhos”. O enólogo vai traçar um panorama histórico cultural abordando as diversas vinícolas dentro de cada região produtora de Portugal.

Azulejos portugueses: A azulejaria é uma arte popularizada em Portugal ao longo de mais de cinco séculos como expressão artística nacional. O charme dos azulejos portugueses é a inspiração de Eduardo Mauer, historiador, educador, artista visual, atualmente em Mato Grosso, ele faz questão de estar novamente mostrando técnicas e dando dicas de como pintar azulejos e criar a sua própria coleção, uma excelente atividade artística e cultural para crianças e adultos.

HISTÓRICO

O “Portugal Fest” é um festival de artes integradas criado pela empresária Sueli Borba em 2014 com objetivo de promover as tradições portuguesas em São Paulo e compartilhar experiências gastronômicas, artes visuais e musicais com a comunidade luso-brasileira.
Após a primeira edição na cinemateca brasileira o evento foi realizado no Parque Ibirapuera, no Parque da Móoca, no Museu da Imigração, na Vila Madalena e desde 2017 acontece no modelódromo do Ibirapuera; em nove edições recebeu mais de 60 mil pessoas e promoveu aproximadamente, cem (100) apresentações artísticas e musicais.
Os restaurantes e comerciantes portugueses fazem muito sucesso com seus cardápios, além dos vinhos e doces típicos da terrinha.
Fique ligado nas redes sociais do Portugal Fest e acompanhe a programação que acontece neste mês de novembro.

Fonte: Mundo Lusíada



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/11/2020
Consulado de Portugal SP divulga Concurso de Diplomacia Verde para Jovens 2020
16/11/2020
Listen é o candidato português ao Oscar
16/11/2020
Exposição em Coimbra reúne 20 artistas em diálogo com legado de Camões
16/11/2020
Filme português A Metamorfose dos Pássaros duplamente premiado na Polónia
16/11/2020
Caetano Veloso e Paul Preciado são convidados de mesa extra da Flip
16/11/2020
Marionet celebra 20 anos em Coimbra com a sua 1.ª peça de tema científico