home > notícias

ASSOCIADOS

08/12/2020

BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo participa dos testes de vacina contra Covid-19 [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]

Vacina a ser testada já está na fase 3, último estágio do estudo antes da disponibilização para a população

São Paulo, dezembro de 2020 - A BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo , um dos principais polos de saúde do País, foi escolhido como um dos centros de pesquisa para realização dos testes da fase 3 da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson. O estudo tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se soma a outras três iniciativas na busca pela imunização da população contra o vírus Sars-CoV-2. Diferentemente das demais, porém, essa é uma vacina de dose única.

A pesquisa tem previsão de ser concluída em dois anos, mas dados parciais poderão ser divulgados antes desse prazo. Todos os participantes do estudo serão avaliados por meio de exames sorológicos e questionário eletrônico que deverá ser respondido duas vezes por semana, no primeiro ano, e uma vez a cada duas semanas, no segundo ano.

"Desde o início da pandemia de Covid-19 a BP vem somando esforços no combate à doença, apoiando outras instituições e realizando pesquisas para entender a eficácia e a segurança de potenciais terapias para pacientes atingidos pelo vírus, como a Coalizão Covid-19 Brasil. Além disso, temos um histórico importante de realização de pesquisas clínicas para o desenvolvimento de novas drogas e atualmente temos mais de 60 estudos desse tipo em andamento na instituição. Por isso, é muito natural que sejamos parceiros da indústria para esse estudo tão importante para a população do mundo todo", afirma Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O estudo de fase 3 da vacina da Janssen contra a Covid-19 deverá incluir até 7 mil brasileiros em 28 centros de pesquisa nos estados de São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na BP, o recrutamento inicialmente será feito junto aos próprios colaboradores e médicos, que atuam na linha de frente do enfrentamento da doença.

Trata-se de um estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo desenhado para avaliar a segurança e eficácia da vacina em dose única versus placebo em aproximadamente 60 mil adultos, globalmente, com idades acima de 18 anos, incluindo uma parcela significativa de voluntários com mais de 60 anos. Além do Brasil, participarão dos estudos voluntários da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e EUA. Os centros participantes foram escolhidos com base em modelos epidemiológicos e em colaboração com governos e autoridades de saúde dos países envolvidos. As áreas foram selecionadas em função da prevalência atual da doença, da demografia da população e exigências das autoridades regulatórias.

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
13/04/2021
19 a 25 de abril - Descubra como se mudar para Portugal de forma seguda, planejada e descomplicada [Vou mudar para Portugal]
13/04/2021
Queda na realização de consultas em pacientes crônicos já gera descompensação, alertam médicos [BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo]
13/04/2021
Webinar: Arbitragem 2 Mundos
13/04/2021
Evento: Desrobotização: Mais Humanos em Tempos de Digitalização [Latourrette Consulting]
13/04/2021
Liminar do STF Sobre Patentes Farmacêuticas e Relativas à Área da Saúde [Pinheiro Neto Advogados]
13/04/2021
Veja a entrevista do Dr. Jorge Sanchez para a Rede Brasil de Televisão [Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados]