home > notícias

MUNDO

14/12/2020

João Pissarra Esteves vence prémio da Imprensa da Universidade de Coimbra

O professor João Pissarra Esteves, da Universidade Nova de Lisboa, venceu a 11.ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), com o livro "Comunicação política e democracia", foi hoje anunciado.

"A obra foi selecionada entre os 80 títulos publicados pela IUC em 2019, tendo sido destacada pelo júri multidisciplinar do prémio devido ao seu relevo e atualidade", afirma a Universidade de Coimbra (UC), em comunicado.

O galardão instituído pela IUC, no valor de 3.000 euros, vai ser entregue na quarta-feira, às 17:30, na Sala do Senado da UC, numa cerimónia com presenças limitadas ao abrigo das orientações da Direção-Geral da Saúde no contexto da pandemia da covid-19, mas que será transmitida em direto para a comunidade universitária através do endereço digital www.uc.pt/emdireto.

Ao realçar no parecer final o mérito do trabalho, o júri afirma que João Pissarra Esteves analisa uma problemática "de grande delicadeza e com uma evolução não esperada em décadas anteriores, mostrando como a comunicação social, um elemento fundamental na implantação das democracias modernas, liberais e representativas, se transformou (...) num fator de risco e mesmo de ameaça para a própria democracia".

João Pissarra Esteves é doutor em Ciências da Comunicação e professor agregado nesta especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde exerce funções docentes.

O Prémio Joaquim de Carvalho distingue trabalhos de investigação ou divulgação científica publicados pela IUC no ano anterior à sua entrega.

Com o galardão, a Universidade de Coimbra "homenageia o académico humanista, republicano e demoliberal Joaquim de Carvalho, figura ímpar da história da IUC e seu último administrador antes da extinção da instituição", em 1934, por ordem de António Salazar. A Imprensa da Universidade foi reativada em 1998.

Fonte: Notícias ao Minuto

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/01/2021
Lisboa Capital Verde: Prémio de fotografia promove talento de estudantes
18/01/2021
Universidade Nova de Lisboa passa a aceitar Enem para ingresso de brasileiros
18/01/2021
Prémio Virgínia Quaresma atribuído a Eduardo Lourenço e Sara Maia
18/01/2021
Maior monumento megalítico de Portugal com zona especial de proteção
18/01/2021
Setúbal criou a Casa das Imagens com doação de Lauro António
18/01/2021
Teolinda Gersão celebra 40 anos de carreira literária com novo livro