home > notícias

MUNDO

11/01/2021

Colóquio da Universidade da Madeira aborda educação de Paulo Freire

Na celebração do centenário do nascimento de Paulo Freire, o educador, pedagogo e filósofo brasileiro é tema de colóquio na Universidade da Madeira, Portugal, dias 18 e 19 fevereiro.

A organização destaca a sua metodologia, centrada no diálogo entre professor e aluno, na qual o papel ativo e crítico do aluno vivifica a aprendizagem.

“Crítico acérrimo da ideia de que o professor detinha todo o conhecimento e o aluno era apenas um depósito de noções e de crenças, Freire defendia uma educação que conduzisse à liberdade e ao conhecimento do mundo, tendo em vista a sua transformação” divulga a instituição.

No campo científico educacional atual, o evento aborda a Educação Crítica de Paulo Freire, alicerçada numa dimensão profundamente dialógica “anti opressiva e não autoritária”.

“Em pleno século XXI, no qual se vivem momentos cruciais para a Educação em Portugal e no mundo, os desafios com que nos deparamos são acutilantes: Que competências são necessárias para se exercer uma cidadania pró-ativa? Como decidir, de forma crítica e conscienciosa, em situações não-lineares, de grande complexidade, incerteza e inquietação? Como liderar e como acolher a liderança? Como usar a técnica e a ciência para tomar decisões e vencer os obstáculos do tempo presente?”

O XVI Colóquio CIE-UMa pretende ser um espaço de reflexão e debate acerca da Educação, enquanto veículo promotor de uma sociedade idônea, crítica e inclusiva, segundo a organização.

Na programação, oficinas temáticas e conferências plenárias contam com participações de Carlos Alberto Torres, da Universidade da Califórnia e Diretor Fundador do Instituto Paulo Freire de São Paulo; de Maria José de Jesus Camacho, da Faculdade de Ciências Sociais da UMa; de Afonso Scocuglia, da Universidade Federal da Paraíba; e de Sónia Martins, da Faculdade de Ciências Exatas e das Engenharias da UMa, e outros.

Dependendo da situação da pandemia, o evento poderá ser realizado online. Inscrições abertas na >>página do evento >>

Fonte: Mundo Lusíada



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/01/2021
Lisboa Capital Verde: Prémio de fotografia promove talento de estudantes
18/01/2021
Universidade Nova de Lisboa passa a aceitar Enem para ingresso de brasileiros
18/01/2021
Prémio Virgínia Quaresma atribuído a Eduardo Lourenço e Sara Maia
18/01/2021
Maior monumento megalítico de Portugal com zona especial de proteção
18/01/2021
Setúbal criou a Casa das Imagens com doação de Lauro António
18/01/2021
Teolinda Gersão celebra 40 anos de carreira literária com novo livro