home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

08/03/2021

Comércio local de Lisboa vai poder vender produtos em plataforma digital [Portugal]

Em comunicado, o executivo liderado pelo socialista Fernando Medina indica que a medida resulta da disponibilização de uma aplicação dos CTT para o comércio local, no âmbito do Programa "Lisboa Protege", orçado em 90 milhões de euros.

"Com recurso à nova aplicação dos CTT para o comércio local -- CTT Comércio Local -- desenvolvida para prover a digitalização do setor durante este período ainda indefinido de pandemia, produtores locais e pequenos comerciantes, que tradicionalmente têm apenas atividade comercial física, passam a ter acesso a uma plataforma eletrónica onde podem vender os seus produtos, bem como a uma solução simples para os fazer chegar aos consumidores finais", adiantou a autarquia.

De acordo com o vereador da Economia e Inovação, Miguel Gaspar, citado no comunicado, a parceria vai permitir "ajudar o tecido comercial da cidade e aumentar a sua resiliência à crise", criando "um novo canal para os clientes poderem continuar a comprar nas suas lojas preferidas, e receberem as suas compras em casa, em segurança".

"O Lisboa Protege é um programa criado pela Câmara Municipal de Lisboa para apoiar as empresas, famílias e os setores social e cultural. São 90 milhões de euros de investimento da autarquia para minorar o impacto da pandemia na economia e emprego e assim preparar o futuro da cidade", explicou o autarca.

Por sua vez, o administrador dos CTT, João Sousa, garantiu que a nova aplicação para ajudar o comércio local tem como missão "apoiar a transição digital das empresas e produtores que, de outra forma, dificilmente teriam acesso a uma plataforma 'online' para venda dos seus produtos".

Também a presidente da UACS considerou que a iniciativa da Câmara de Lisboa e dos CTT servirá para apoiar e envolver os comerciantes na criação de uma nova loja virtual.

"Esta é uma grande oportunidade de ajudar o setor e converter este período (de fecho de lojas ainda em vigor na quarentena em curso) para uma rápida transformação digital", realçou Lourdes Fonseca.

A CTT Comércio Local foi desenvolvida em parceria com a empresa Localshop e é disponibilizada aos municípios e às associações empresariais, que a fornecem aos comerciantes e produtores locais, passando a ter os seus produtos disponíveis 'online'.

Através de um telemóvel e da localização, os consumidores poderão "ver que comerciantes e produtores da região estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito".

A Câmara de Lisboa recordou que, nos próximos dias, os comerciantes já vão poder aceder à aplicação e que, na quinta-feira pelas 17:00, realizar-se-á um 'webinar' para explicar o processo de adesão e funcionamento aos empresários.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.588.597 mortos no mundo, resultantes de mais de 116,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.540 pessoas dos 810.094 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
05/04/2021
Portugal bate recorde de exportação de gás natural em Março [Portugal]
05/04/2021
Balança comercial tem superávit de US$ 1,482 bilhão em março [Brasil]
05/04/2021
Portugal sobe 13 lugares na paridade homens-mulheres, em ano de regressão mundial [Portugal]
05/04/2021
Governo faz semana de leilões com expectativa de retorno de R$ 10 bi [Brasil]
05/04/2021
Portugal tem um reforço de 500 milhões de euros para seguros de crédito [Portugal]
05/04/2021
BC libera oficialmente transferências bancárias pelo WhatsApp [Brasil]