Notícias
23ª edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro arranca em Santa Maria da Feira
A 23.ª edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro arrancou em Santa Maria da Feira, no último domingo, e tem em competição sete longas-metragens e 20 ‘curtas’, focando-se também na divulgação da obra de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca.
Até 04 de julho, o evento organizado pelo Cineclube da Feira, com o apoio da respetiva autarquia do distrito de Aveiro, propõe assim o que a direção do certame define como “um confronto saudável entre duas cinematografias ligadas pela mesma língua”, numa mostra das “produções mais representativas do biênio 2020-2021”, em Portugal e no Brasil.
Para a sessão de abertura está anunciado o filme “O Último Banho”, primeiro ‘longa-duração’ do realizador português David Bonneville, e, ao longo do evento, o festival exibirá um total de 60 filmes reunidos em diferentes categorias, inclusivamente a relativa a valores emergentes da cinematografia de um e do outro lado do Atlântico.
A aposta numa retrospetiva da dupla brasileira Wagner & Benjamin de Luca deve-se à “prática multidisciplinar” destes cineastas. “Os seus ‘projetos fílmicos’ ziguezagueiam entre os recursos do documentário e da ficção, e usam os corpos e a música para gerar testemunhos e fantasias como forma de manifestos políticos”, explica a direção do festival, que, por isso, selecionou para exibição “Faz que vai” (2015), “Estás vendo coisas” (2016), “Terramoto santo” (2017) e “Swinguerra” (2019).
A portuguesa Leonor Noivo, por sua vez, será a realizadora em destaque na rubrica “Sangue Novo”, que procura dar a conhecer valores emergentes do novo cinema luso-brasileiro, e apresentará “Tudo o que imagino” (2017), “Raposa” (2019) e “Dopping! Exercise with gloria” (2019).
A edição de 2021 do festival presta ainda homenagem a três artistas cujas carreiras marcaram a cinematografia lusófona: o realizador Domingos Oliveira, “uma espécie de Woody Allen carioca cujo cinema percorre as crises existenciais, as neuroses, as traições amorosas, o desejo, a amizade e o fervor da criação artística”; o compositor Nelson Sargento (1924-2021), “nome incontornável do samba que será lembrado através da exibição do filme ‘O primeiro dia’, realizado por Daniela Thomas e Walter Salles”; e Julião Sarmento (1948-2021), que foi “o mais influente e internacional artista plástico português” e também trabalhou como ator no filme “Rusga” (2006), do realizador e crítico Rui Pedro Tendinha.
O programa do evento integra também um debate que, abordando a atualidade da indústria cinematográfica luso-brasileira, contará com perspetivas do realizador João Nicolau, do investigador Daniel Ribas, do produtor Luís Urbano, do diretor de fotografia Mário Castanheira e da roteirista (argumentista) Mariana Ricardo.
Haverá ainda uma sessão especial dedicada ao universo musical de Gilberto Gil, com a exibição do documentário “Gilberto Gil – Antologia – Vol. 1”, do realizador brasileiro Lula Buarque de Hollanda.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…
Casa de Portugal receberá “IRA! Folk” – Revolução dos Cravos 50 anos
No dia 29 de novembro de 2024, a Casa de…
Teatro: Herói do Impossível
“Heróis do Impossível” é uma peça de teatro que acompanha…
Conferência: “Gérald Bloncourt: o fotógrafo da emigração portuguesa”
O Salão Nobre do Teatro Cinema acolhe, no dia 29…
Fado na Casa – Uma Noite em Lisboa
Após o sucesso da primeira edição, temos o prazer de…
Sessão Especial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo tem o…
A riqueza arquitetônica de Portugal: uma herança cultural que atravessa séculos
A arquitetura de Portugal é um dos maiores patrimônios culturais…
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…